Como fazer descarte correto de resíduos de pessoas contaminadas pelo coronavírus em Jaraguá do Sul?

Por: Elissandro Sutil

05/08/2020 - 13:08 - Atualizada em: 05/08/2020 - 13:46

Uma postagem em rede social e compartilhada por moradores de Jaraguá do Sul está gerando dúvidas em relação ao descarte de resíduos sólidos de famílias onde há pessoas contaminadas pela Covid-19.

A nota sugere que o lixo do doente seja separado, pulverizado com desinfetante e identificado com uma fita vermelha.

O Samae esclarece que esta divulgação não foi gerada pela autarquia da Prefeitura de Jaraguá do Sul e que tampouco a medida foi adotada no município, onde a coleta de resíduos domésticos e recicláveis é feita pela empresa Ambiental, sob a gestão do Samae.

 

 

A engenheira sanitarista e gerente de Resíduos Sólidos, Morgana Decker, explica que a principal recomendação para as pessoas que estão infectadas é descartar todos os resíduos no lixo comum, evitando a separação dos recicláveis pelo menos no período em que estiver na quarentena.

“Isso porque, o material reciclável é destinado para as cooperativas, onde ocorre o manuseio dos itens para triagem e separação, enquanto o lixo comum coletado segue diretamente para o aterro sanitário de Mafra, onde não ocorre o contato e o manuseio por outras pessoas”, enfatiza.

Outra recomendação é que, se possível, o descarte destes resíduos seja feito em sacos duplos, evitando que haja o rompimento, por cães e gatos. Assim, evita-se que os coletores tenham contato direto com estes resíduos.

Além disso, desde o início da pandemia, o Samae tem alertado a população para o descarte correto de itens muito utilizados neste período que são as máscaras e as luvas descartáveis. “Estes, também, não devem ser destinados à coleta seletiva”, diz Morgana.

Com informações da assessoria de imprensa

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul