Comissão Consular da Embaixada do Haiti realiza primeiros atendimentos em Joinville

Por: Thomas Madrigano

27/06/2022 - 17:06 - Atualizada em: 27/06/2022 - 17:14

Nesta segunda-feira (27), ocorreu o primeiro dia dos trabalhos da Comissão Consular da Embaixada do Haiti, em Joinville.

Neste primeiro dia, foram atendidos na Unisociesc (campus do Boa Vista) 200 migrantes, que podem emitir e renovar passaportes, além da Carteira de Identidade Haitiana.

Até o dia 2 de julho, serão atendidas 1,2 mil pessoas – todos por meio de agendamento prévio, que está esgotado.

A vinda da Comissão Consular a Joinville atende uma solicitação das Associações de Migrantes e da Secretaria de Assistência Social (SAS), por meio da Coordenação de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos.

 

 

Segundo a secretária de Assistência Social de Joinville, Fabiana Cardozo, um dos objetivos dessa ação é permitir que os imigrantes haitianos que residem em Joinville tenham acesso à cidadania.

“Para ter acesso pleno aos seus direitos de cidadão e conseguir um emprego formal, essas pessoas precisam estar com seus documentos regularizados. E podendo fazer isso em Joinville, sem precisarem viajar até Brasília, é um custo de, em média, R$ 4 mil que eles deixam de gastar”, explica a secretária.

Deise Gomes, coordenadora de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos da SAS, informa que a renovação ou emissão dos passaportes também trouxe muitos migrantes à Comissão Consular.

“Para poderem visitar os familiares, no Haiti, eles precisam estar com o passaporte em dia. Então é importante oferecer esse serviço. É a primeira vez que a Comissão Consular da Embaixada do Haiti atua em Joinville”, afirma Deise.

Morando há três anos em Joinville, Carlies Delouis, aproveitou a vinda da Comissão Consular para renovar seu passaporte. “É muito mais fácil e barato poder fazer isso em Joinville. Então não podemos perder essa oportunidade”, diz Carlies.