Começa a construção do primeiro Ponto de Entrega Voluntária de Jaraguá do Sul

Por: Gabriel Junior

27/07/2017 - 17:07 - Atualizada em: 27/07/2017 - 17:44

Começou a ser construído nesta quinta-feira (27) o primeiro Ponto de Entrega Voluntária de Jaraguá do Sul, local onde a população poderá fazer o descarte de materiais que não têm mais serventia e recicláveis. A iniciativa é da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente, com projeto técnico da Prefeitura.

O presidente da Fujama, Normando Zitta Júnior, informa que o investimento será de R$ 400 mil, dinheiro oriundo de uma multa, resultante de um crime ambiental praticado por uma empresa que entubou um curso d’água ao fazer um loteamento no município. “A autuação da Fujama foi parar no Ministério Público do Meio Ambiente, que aplicou a multa. No entanto, ao invés de recolher o valor, a empresa se comprometeu em entregar a obra do PEV pronta para a Prefeitura, o que deve acontecer até o mês de dezembro”, explicou o presidente.

Conforme ele, no PEV, os munícipes poderão entrar com seus veículos e depositar móveis velhos, lâmpadas, baterias, pilhas, equipamentos eletrônicos, óleo de cozinha, latas e embalagens vazias e materiais recicláveis. “Não serão aceitas latas com tintas, embalagens de agrotóxicos e de produtos químicos, podas de árvores e restos de materiais de construção”, esclarece Normando Zitta Júnior. “A intenção é que a gestão do Ponto de Entrega Voluntária seja feita por uma cooperativa, que tenha condições de manter o local aberto inclusive sábados e domingos, para receber materiais de quem quiser fazer o descarte e não têm tempo durante a semana”, acrescenta.

Munícipes poderão entrar com seus veículos e depositar os materiais| Foto Divulgação

No terreno, haverá uma guarita para controlar o acesso e caçambas identificadas para cada tipo de produto. A cooperativa fará o reaproveitamento dos materiais e a Prefeitura dará o destino correto àquilo que não tiver condições de uso. O principal objetivo do Ponto de Entrega Voluntária é oferecer um local para a população fazer o descarte consciente e evitar a formação de depósitos de lixo e entulhos em terrenos baldios. “Com isso, a fiscalização vai ser mais intensa. Não têm desculpas para as pessoas jogarem lixo nos terrenos baldios”, alerta o presidente da Fujama.

Normando Zitta Júnior diz ainda que o modelo do PEV de Jaraguá do Sul é semelhante ao que vem funcionando em outras cidades brasileiras, como no Estado de São Paulo, onde a população já se acostumou a fazer o descarte correto dos resíduos. Ele lembra que os moradores são responsáveis pelo destino das podas de árvores e resíduos da construção civil e que empresas especializadas prestam este serviço em Jaraguá do Sul.

O endereço do PEV é rua Leocádio Rodrigues na Vila Lenzi, entre as ruas Goiás e Erich Aben, próximo da Arena Jaraguá, num terreno que pertence à Prefeitura e onde não podem ser feitas grandes edificações por estar na área do antigo lixão da cidade. A Fujama fará a recuperação ambiental da região de quatro mil metros quadrados, com o plantio de 300 mudas de árvores nas margens de um ribeirão.

*Com informações da Prefeitura de Jaraguá do Sul