Com UTI Covid-19 lotada, Hospital de Gaspar anuncia implantação de mais 10 leitos

Foto Amanda Weber/PMG

Por: Felipe Elias

25/02/2021 - 15:02 - Atualizada em: 25/02/2021 - 23:44

Santa Catarina atravessa um dos momentos mais críticos desde o início da pandemia de coronavírus. Com a curva de infecções crescendo e a capacidade hospitalar à beira de um colapso, medidas drásticas começam a ser tomadas para tentar frear o avanço da doença. E em Gaspar não é diferente.

Com 100% de ocupação da UTI Covid-19 no Hospital de Gaspar, a Prefeitura e a administração da unidade de saúde buscam meios de aumentar a oferta de leitos ainda em março. De acordo com Fabiana Massari, nova diretora do Hospital de Gaspar, as medidas para ampliação da estrutura devem ser concluídas nos próximos dias.

 

“Precisamos agir rápido, pois a situação é crítica. Os novos leitos devem começar a ser implantados já na próxima semana para atender o mais rápido possível. No total, serão dez novos leitos de UTI Covid que ficarão à disposição da comunidade em meados de março”, explica.

 

Os novos leitos de UTI devem ocupar parte da Ala Clínica Francisco Mastella, atualmente utilizada para atender pacientes com quadros leves da doença.

 

“O espaço clínico será realocado e a ala transformada na nova UTI. Será necessária a contratação de uma nova equipe médica intensivista, com médicos, técnicos e enfermeiros. Todos os esforços estão sendo tomados visando garantir o pleno atendimento à população gasparense”, afirma a diretora.

 

Assim como os dez leitos já em funcionamento, os novos espaços serão regulados pela Secretaria de Estado da Saúde. A Prefeitura irá arcar com parte dos valores para a implantação, enquanto o Governo de Santa Catarina repassará recursos para manutenção.

 

Para o prefeito de Gaspar, Kleber Wan-Dall (MDB), o momento é de união em prol da saúde de todos.

 

“O sistema de saúde do nosso estado está em colapso e precisamos tomar mais medidas para garantir o atendimento a nossa população. Precisamos que toda a população se conscientize. Sozinhos, não vamos conseguir vencer essa guerra. Todos sabem o que fazer: usar máscara, não aglomerar, higienizar as mãos. Faça o que for preciso para assegurar a sua vida e a de quem você ama”, reforça Wan-Dall.