Circuito de Cicloturismo do Vale do Itapocu será lançado no primeiro semestre de 2019

Por: Elissandro Sutil

17/01/2019 - 05:01 - Atualizada em: 17/01/2019 - 09:46

A região está prestes a ganhar uma nova atração turística. Direcionado aos amantes da natureza e de esportes, com 250 quilômetros de extensão, o Circuito de Cicloturismo do Vale do Itapocu promete cair nas graças de quem adora pedalar aproveitando as belas paisagens da região, longe de asfaltos, prédios e da movimentação dos centros urbanos.

Com lançamento previsto para o primeiro semestre de 2019, o projeto já está com o mapeamento finalizado e vai começar a receber as placas de sinalização ainda neste mês.

De acordo com o diretor de Turismo de Jaraguá do Sul, Marcelo Nasato, ainda no inicio de fevereiro, os secretários de turismo dos munícipios envolvidos irão se reunir para definir uma data oficial para o lançamento do circuito e as datas para a realização de um treinamento necessário dos parceiros, que estarão disponíveis ao longo do trajeto para dar informações.

“Identificamos dentro do circuito o que tem de atrativos, como lanchonetes, pousadas, restaurantes, para que essas pessoas saibam dar as informações necessárias aos cicloturistas. Esses estabelecimentos serão indicados em um material impresso que será entregue a quem for realizar o trajeto e servirá de ponto de parada para os ciclistas”, afirma Nasato

Passando por Jaraguá do Sul, Guaramirim, Schroeder, Corupá, Massaranduba e Pomerode, o circuito, que poderá ser feito em sete dias, contará ainda com três desafios, sendo eles a passagem pelo Rio Manso, pelo Rio do Julho e a subida do Morro das Antenas.

Foto Divulgação

O projeto teve um investimento de aproximadamente R$ 30 mil do município de Jaraguá do Sul, o que inclui o levantamento técnico, elaboração e impressão do guia de cicloturismo, placas de sinalização e 12 paraciclos que serão instalados ao lado do estacionamento da Scar (Sociedade Cultura Artística), que é o ponto de partida e chegada do circuito.

Segundo Nasato, o Circuito de Cicloturismo do Vale do Itapocu tende a aumentar o turismo na região e alavancar a economia das cidades envolvidas, já que a população local e os turistas contarão com um trajeto definido e seguro para pedalar.

“Percebemos no Vale Europeu, o Circuito das Araucárias ajudou a desenvolver a região, surgiram pousadas, restaurantes onde passa o trajeto, acreditamos que o mesmo vai acontecer no Vale do Itapocu”, afirma o diretor.

Além desse projeto, a Secretária de Turismo de Jaraguá do Sul já está trabalhando junto com as prefeituras de Barra Velha, São João do Itaperiú e Massaranduba em mais um roteiro de cicloturismo que está sendo mapeado e deve ser lançado até o fim de 2019.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?