Ciclovia em zigue-zague em Balneário Camboriú intriga população

Foto: Divulgação/PMBC.

Por: Elissandro Sutil

07/12/2021 - 08:12 - Atualizada em: 07/12/2021 - 08:37

A revitalização da Estrada da Rainha em Balneário Camboriú, no litoral norte de SC, terminou na sexta-feira (3), mas o que chamou a atenção foi o desenho da ciclovia. Repleta de sinalização e postes de iluminação, o diferencial é seu trecho em zigue-zague.

Apesar de parecer algo turístico, se trata de uma engenharia de segurança. Os engenheiros de trânsito da Prefeitura e a Associação de Cicloturismo de Balneário Camboriú fizeram uma parceria para desenvolver este trecho, que serve para forçar a redução da velocidade dos ciclistas para reduzir os riscos de acidentes.

Apenas em 2021, dois ciclistas morreram na descida da Estrada da Rainha.

O diretor da BC Trânsito, Ricieri Moraes, explica o motivo da obra.

“A descida era retilínea e a via tem grau de aclive de 20%. Naquele trecho, descendo sem frear, a bicicleta atinge 70 km/h. O impacto de um acidente é extremamente grave”, pontuou.

O sistema apresentou eficácia, desde que a ciclovia foi liberada dois meses atrás, não houve nenhum acidente grave.

Este tipo de ciclovia será feita no outro lado do morro, na descida em direção à Praia dos Amores. Neste trecho os ciclistas atingem altas velocidades e uma pessoa também morreu, em 2021.

Ricieri informou que o projeto está sendo finalizado e vai começar a ser implantado ainda neste verão.

Revitalização da Estrada da Rainha

A revitalização da Estrada da Rainha é um projeto para transformar o local um ponto de turismo de contemplação, integrada aos novos pontos turísticos da Região Norte: a nova Praia Central, a roda gigante e o molhe.

A última etapa da obra foi a implantação de lâmpadas em LED entorno da ciclofaixa.

O Departamento de Paisagismo, da Secretaria de Obras, trabalhou na criação de canteiros no local. Foram plantadas diversas flores, entre elas tajetes, sálvias vermelhas, sálvias coloridas, celosias, begônias e petúnias, que trazem mais cor e beleza para a via.

A ciclofaixa também foi toda revitalizada. Camadas de asfalto quente e sinalizações e obstáculos estão entre as melhorias, que buscam evitar acidentes em alta velocidade.

As mudanças na estrutura cicloviária da Estrada da Rainha foram definidas em reunião promovida pelo BC Trânsito, junto de representantes do ciclismo de Balneário Camboriú.

Entre as melhorias feitas, também estão: um quilômetro de asfalto requalificado; implantação de um passeio público; fixação de meio-fio em toda a extensão da ciclovia; inclusão de bancos para moradores e turistas admirarem a paisagem; e retaludamento da encosta, que recebeu hidrosemeadura e duas calhas, para evitar deslizamentos.

*Com informações de assessoria de imprensa.