“Cerâmica além da visão” traz lazer e terapia a deficientes visuais

Divulgação

Por: OCP News Criciúma

16/11/2019 - 19:11

Laércio Costa espera ansioso a chegada das quartas-feiras para reencontrar os colegas e trabalhar na arte em cerâmica. Com a perda da visão em um acidente, ele começou a participar, em 2018, do projeto “Cerâmica além da visão”, oferecido pela Satc. “Nós cegos não temos muitas atividades para participar e aqui eu adoro vir, pois é um dia de terapia e interação com os colegas”, destacou

O projeto iniciou em 2008 com objetivo de dar opção de atividade, terapia, lazer e relaxamento aos deficientes visuais. As aulas acontecem das 13h10min às 16h, com intervalo para o lanche ofertado pela Satc. Neste ano, o professor de cerâmica artística Josimar da Cruz está auxiliando cinco alunos.

“Toda aula é apresentada uma proposta diferente de trabalho. Tem dia que eles fazem objetos utilitários, como tigelas e travessas, há também aulas com instruções de objetos geométricos. O objetivo é sempre fazer a peça e dar utilidade a ela, como no dia em que eles produziram um mini vaso e plantaram uma muda de hortelã dentro”, disse o professor.

A locomoção de objetos dentro da sala de aula é geralmente feita pelo professor que ensina e dá assistência necessária. “Os objetos produzidos são vendidos em um bazar, realizado uma vez ao ano, na sala dos professores da Satc, e muitas vezes, os alunos presenteiam alguém”, concluiu Costa.