Centro Vida realiza pequenas cirurgias aos sábados para diminuir fila de espera

Por: Gabriel Junior

27/07/2017 - 13:07 - Atualizada em: 27/07/2017 - 16:12

A Secretaria de Saúde de Jaraguá do Sul informa que a Policlínica de Especialidades Médicas Dr. João Biron (Centro Vida) realiza desde o início do mês de julho pequenos procedimentos cirúrgicos aos sábados com o objetivo de diminuir a fila de espera para esses atendimentos.

Com esse horário extra, 130 procedimentos a mais foram realizados, além dos que já estão na rotina. Exemplos desses procedimentos são drenagem de abscessos, retirada de tumores superficiais de pele, tratamento cirúrgico de unha encravada e retirada de verrugas. O Centro Vida fica localizado na rua Amazonas, no Centro. Telefone: (47) 2106-8500.

Jaraguá deve agilizar 213 cirurgias eletivas SUS por meio de mutirão

A Secretaria de Saúde aguarda a aprovação da Comissão de Intergestores Bipartite (CIB) da rede estadual de saúde para iniciar os procedimentos de avaliação pré-cirúrgica de pacientes SUS de Jaraguá. A avaliação da CIB  corre nesta quinta-feira (27) e, no caso de aprovação do mutirão, 213 jaraguaenses terão suas cirurgias eletivas realizadas.

Serão 50 cirurgias ortopédicas, 29 cirurgias gerais, 10 cirurgias ginecológicas e 124 cirurgias oftalmológicas. Isso sem contar outros municípios da região. O recurso é federal (Faec) e vem através da Secretaria de Estado da Saúde. Para as cirurgias de pacientes SUS de Jaraguá do Sul, o investimento gira em torno de R$ 141 mil.

De acordo com a gerente de Média e Alta Complexidade Fabiana Conrado, o mutirão deve ser aprovado pela comissão e, assim que for oficializado por portaria, os pacientes começarão a ser chamados. O município coordena a lista de pacientes e efetua o pagamento do mutirão por meio do Fundo Municipal de Saúde. As cirurgias devem acontecer em agosto e setembro deste ano.

Leia também: Hospitais começam a preparação para mutirão de cirurgias eletivas 

*Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jaraguá do Sul