Cenário muda na localidade atingida por acidente na Lagoa da Conceição

Funcionários da Casan participam voluntariamente do mutirão de limpeza | Foto Divulgação/Casan

Por: OCP News Florianópolis

01/02/2021 - 08:02 - Atualizada em: 01/02/2021 - 08:32

 

Uma semana depois do acidente na lagoa de efluente tratado localizada junto às dunas da Lagoa da Conceição, em Florianópolis, o cenário é bastante diferente. A água que escorreu foi sugada, as ruas estão sem lama, as redes de drenagem foram desentupidas e os entulhos foram recolhidos. Camadas de terra e de brita melhoram o aspecto dos pátios.

Neste domingo (31), o trabalho na Servidão Manoel Luiz Duarte, a mais afetada pelo alagamento, foi de ações mais leves e pontuais, como recolhimento de lixo, varredura e limpeza mais fina das ruas. O trabalho prossegue a partir desta segunda-feira (1º).

O objetivo da Casan é deixar a área afetada pelo rompimento da lagoa de evapoinfiltração igual ou até melhor do que estava antes do acidente.

Cenário é bem diferente da semana passada na servidão da Lagoa | Foto Divulgação/Casan

 

Além das empresas convocadas emergencialmente para a reconstrução da Servidão Manoel Luiz Duarte, e que trazem maquinário especial, desde segunda-feira passada, dia do rompimento, cerca de 200 funcionários da Companhia participam voluntariamente do mutirão, ajudando a limpar pátios, recolher entulhos, fazer faxina interna nas residências, recuperar piscinas e confortar moradores.

O Centro de Operações que a Casan instalou no local terça-feira oferece atendimento médico, social e psicológico, além de disponibilizar produtos de limpeza, materiais para curativos caseiros, além de marmitas, lanches, frutas e água. O local também concentra as doações que chegam à empresa ou via Defesa Civil, como roupas, colchões e utensílios domésticos.

Em paralelo às ações de limpeza e atendimento aos moradores, desde o início da semana técnicos da Casan, em conjunto com a Agência Reguladora Aresc, fazem coletas diárias na Lagoa da Conceição e no entorno com o intuito de monitorar a qualidade da água nos diversos parâmetros estabelecidos pela legislação ambiental.

 

* Com informações da assessoria de Comunicação Social da Casan