Cejas lança campanha de conscientização

Projeto foi apresentado ontem para lideranças comunitárias e deve ser disseminado nos bairros - Foto: Gustavo Woerner/Divulgação

Por: OCP News Jaraguá do Sul

17/08/2016 - 04:08

O Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (Cejas) deu a largada na noite de ontem (17) à campanha “Pra chamar de meu”. Com a intenção de estimular o voto consciente entre o eleitorado do município, a entidade deu o primeiro passo para a campanha apresentando a proposta aos representantes de associações de moradores no dia em que os partidos deram início a propaganda eleitoral.

A campanha, promovida pelas associações empresariais, comerciais e sindicatos patronais que compõem o Cejas, em parceria com o Escritório de Cinema e a agência CMC, vai apresentar vídeos e materiais informativos até o dia 1º de outubro, véspera da eleição. Com esta iniciativa, as entidades buscam conscientizar os eleitores sobre a importância de escolher bem os vereadores, de acompanhar o trabalho na Câmara e cobrar comprometimento dos representantes escolhidos para a função legislativa. Nos materiais também serão abordados temas como abstenção e participação feminina.

As frequentes reclamações quanto à atividade política e até mesmo o descrédito da população com a classe nem sempre é seguida pela participação e envolvimento do cidadão no processo político, sendo que o eleitor acaba desconhecendo ou subestimando sua importância e seu papel nas eleições. É por isso que a campanha pretende, de forma participativa, munir a população com informações que levem a uma escolha mais consciente.

O presidente da União Jaraguaense de Moradores (Ujam), Valmir Ferreira Cristóvão, diz que vai levar a mensagem da campanha aos presidentes das associações de moradores e à comunidade nos bairros. Ele também defende que a população deve se envolver mais no processo político, considerando que as demandas dizem respeito, sobretudo, ao dia a dia dos cidadãos.

“A comunidade é exigente, mas se envolve muito pouco nos momentos de participação popular, de reivindicar, de apresentar suas demandas”, comenta o presidente. Ele reforça que não é apenas durante as eleições que a participação é bem baixa, mas também durante audiências públicas, eventos em que a comunidade é convidada a participar de importantes debates sobre a vida pública.

Cristóvão conta que a entidade já aborda com os moradores a importância do voto consciente. “A gente sempre fala pra não vender seu voto, por benefício qualquer, porque não vale a pena, depois são quatro anos que se perdem, e aí querem (o eleitor) cobrar depois”, observa o presidente, ressaltando ainda que o eleitor deve se dedicar para analisar bem os candidatos e suas propostas.

A campanha visa ainda esclarecer o papel que cabe à figura do vereador. “Esta função de poderes precisa ficar clara para não confundir o eleitor. Precisamos valorizar os perfis de honestidade e de probidade, e isto passa por uma postura de transparência, de não iludir o eleitor assumindo compromissos que não são da competência do legislador”, reforça o presidente da Acijs (Associação Empresarial de Jaraguá do Sul), Giuliano Donini.