Casal jaraguaense faz viagem de 51 dias de van pelo Brasil

A paixão pelas estradas levou Andreia Nones Reif e Davidson Gustavo Reif a realizarem mais uma longa viagem no projeto More Than Roads. Desta vez, o casal e a cadelinha Kaya partiram para o nordeste do Brasil, chegando até os Lençóis Maranhenses.

Casal e a cadelinha Kaya em Porto de Galinhas.
Foto: Arquivo Pessoal/Andreia Reif.

Esta é a segunda grande viagem do casal, mas a primeira sem nenhum imprevisto que impactaria a todos, como uma pandemia. A viagem que seria por toda a América do Sul e iria durar 90 dias foi interrompida no ano passado. Após meses se resguardando em casa, o casal fez pequenas viagens para lugares remotos e isolados na Sprinter 311.

Para tentar amenizar o estresse, construíram uma casa na praia em 2020.

“Compramos um terreno na praia, construímos uma pequena casa para sair do enclausuramento do apartamento, mas o desejo pela estrada continuava pulsando dentro de nós”, conta Andreia.

Então, no início deste ano eles venderam a casa e se prepararam para viajar novamente. “Vacina no braço e pé na estrada para conhecer nosso Brasil”, disse Andreia.

Imensidão dos Lençóis Maranhenses.
Foto: Arquivo Pessoal/Andreia Reif.

A viagem para o Nordeste brasileiro começou no dia 26 de julho, o objetivo era cruzar o Brasil pelo centro até Barreirinhas, uma das cidades bases para visitar os Lençóis Maranhenses.

Depois de 5 dias de muita estrada, chegaram ao desejado destino.

“Visitamos dunas e lagoas indescritíveis. A liberdade que sentimos encheu nossos olhos de lágrimas e o coração de esperança e amor”, conta Andreia.

Os destinos do casal foram as famosas praias turísticas como Jericoacoara (CE), Pipa (RN), Porto de Galinhas (PE) e Maragogi (AL), mas também locais mais desertos e tranquilos como Parajuru (CE) e Maracajaú (RN).

Andreia conta que a pequena cadelinha Kaya se adaptou muito bem ao clima do Nordeste e se divertiu muito com eles.

Tomando uma caipirinha em comemoração ao aniversário de Andreia.
Foto: Arquivo Pessoal/Andreia Reif.

Eles fizeram também passeio de jardineira (uma espécie de jipe) nas falésias e praias de Pipa (RN), uma aventura de lancha para conhecer a ilha de Santo Aleixo (PE) e banho nas piscinas naturais de São Miguel dos Milagres (AL).

“Seguimos assim, cada dia descobrindo um novo lugar… E mais do que as estradas, descobrindo a nós mesmos”, destaca Andreia.

O casal já retornou para Jaraguá do Sul, na noite de quarta-feira (15) chegaram em sua casa fixa. Mas a cabeça de Andreia e Davidson já está na próxima viagem que vão realizar.

Foto: Arquivo Pessoal/Andreia Reif.

More Than Roads

O projeto de volta ao mundo batizado por More Than Roads (Mais que Estradas) nasceu por volta de 2017 num momento conturbado profissionalmente para ambos, seguido de um tratamento de depressão e burnout.

“Ficamos algum tempo refletindo sobre o momento que estávamos vivendo e principalmente onde queríamos chegar. Vivíamos dentro de uma roda sem fim, queríamos mais bens, trabalhávamos cada vez mais e as consequências não demoram para chegar”, conta Andreia.

Após meses de preparação na Sprinter 311, a primeira grande viagem do casal pela América do Sul começou no dia 3 de fevereiro de 2020, que iria durar 90 dias, se não fosse a pandemia. Andreia contou como foi parte da viagem e o retorno conturbado ao Brasil.

“Com muito planejamento e organização saímos para essa grande aventura em fevereiro de 2020. Mas em nenhum dos nossos planos de ‘riscos’ imaginamos uma pandemia”, lembra Andreia.

Depois de chegar ao Fim do Mundo, em Ushuaia, na Argentina, seguiram pela costa até o Parque Nacional Torres de Paine, no Chile. A próxima parada El Calafate, para visitar o grande Glaciar Perito Moreno. Mas ao chegar na cidade argentina as notícias da pandemia já estavam a todo vapor.

“E no meio de todo esse furacão decidimos voltar para casa, onde nos sentiríamos mais seguros”, disse Andreia.

Foram dias intensos de estrada sem parar, em algumas cidades argentinas chegaram a ser escoltados pela polícia local para se certificarem de que realmente estavam indo embora.

“Um alívio! Depois de nos se sentirmos em um filme de zumbi, passamos por ruas desertas, todo comércio fechado e barricadas nas entradas das cidades. Por fim no dia 21 [de março] estávamos dormindo em nossa casa fixa”, conta Andreia.

Os meses foram passando e foi muito difícil para o casal estar em casa depois de uma experiência de dormir cada dia em um local diferente.

“Mesmo tendo sido um curto período, foi muito intenso e isso muda a gente por dentro. Mas a realidade estava ali e precisávamos nos adaptar”, lembra Andreia.

Por isso decidiram fazer as pequenas viagens para locais isolados, mas agora com a vacina e tudo retornando ao normal, puderam realizar esta viagem até o nordeste.

Acompanhe o perfil do More Than Roads para conhecer os lugares incríveis por onde Andreia e Davidson passam e saber por onde eles estão.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp