Campeche passa a ter coleta seletiva de vidro porta a porta

Foto PMF

Por: Ewaldo Willerding Neto

03/12/2021 - 07:12

 

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, implanta a seletiva flex só de vidro também no Campeche a partir de segunda-feira (6).

O bairro a partir de agora terá duas coletas seletivas por semana, uma só de vidro e outra de embalagens de metal, plástico, papel/papelão.

Com a nova seletiva flex só de vidro e a rede de mais de 90 pontos de entrega voluntária (PEVs), a estimativa é que no próximo verão sejam recolhidas até 300 toneladas de vidro por mês.

“Reciclagem é um bom começo para cada cidadão colaborar com o clima do planeta. A cada tonelada desviada do aterro sanitário, reduz-se a emissão de duas toneladas de carbono equivalente”, aponta Fábio Braga. “Defesa ambiental é a chave para proteger o clima do planeta, é assunto de interesse pessoal, que deve despertar o instinto de sobrevivência do cidadão”, recomenda ele.

 

Para participar

Residências unifamiliares devem acondicionar os vidros em recipientes retornáveis (baldes ou engradados) ou em caixas de papelão. As caixas serão levadas pela coleta, os retornáveis ficarão na calçada.

Estabelecimentos comerciais e de serviços e condomínios devem adquirir contentor modelo europeu, de 240 litros, na cor verde e em conformidade com a NBR 15.911-2.

Instruir colaboradores que vidros e embalagens de vidro devem ser dispostos para coleta vazios (sem líquidos, nem guardanapos) e sem tampa diretamente nos contentores verdes.

 

VIDRO

 

Pode

  • Embalagens (garrafas, pote e frascos) vazias, copos, taças, refratários, pirex e espelhos (sem película).

 

Não pode

  • Vidros planos com películas, cristais, utensílios de cerâmica, porcelana e lâmpadas.

 

Novo roteiro

 

Campeche

  • Pau de Canela, Avenida Campeche e Novo Campeche
  • Rua do Gramal, Pequeno Príncipe e Vento Sul
  • Jardim dos Eucaliptos, Auroreal e Castanheiras

 

Dias

  • Segunda-feira, 7h

 

Seletiva flex só de vidro

  • Sexta-feira, 7h