A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe já completou dois meses e Jaraguá do Sul vacinou, até agora, 24.892 pessoas - o que representa 47% da meta geral de imunização.

Esse número ainda não é o ideal e a Secretaria Municipal de Saúde reforça que a campanha segue ativa nos postos para os grupos preconizados pelo Ministério da Saúde.

No dia 9 de junho começou a terceira e última fase da campanha, esta, voltada aos doentes crônicos, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança, entre outros.

Mas a supervisora de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Cristina Kneipp, ressalta que as pessoas que pertencem aos grupos 1 e 2 ainda podem se vacinar indo até uma unidade de saúde com sala de vacinação.

Ana também lembra aos pais que as crianças que tomaram a vacina da gripe pela primeira vez devem retornar para completar a imunização com a segunda dose. Apenas 46% retornaram até agora.

“O intervalo de uma dose para a outra é de 30 dias e a data fica marcada na carteirinha de vacinação da criança. Mas isso vale, somente, para as crianças que nunca tinham tomado esta vacina antes”, frisa.

Lembrando que pessoas que tomaram a vacina contra a Covid-19 devem ter um intervalo de 14 dias para depois tomar a vacina contra a gripe. O mesmo vale da gripe para a da Covid-19.

Andamento da campanha em Jaraguá do Sul

Gestantes – 994 (57.3%)
Trabalhadores saúde – 2.022 (61%)
Puérperas – 250 (87.7%)
Idosos – 10.991 (53%)
Trabalhadores da educação – 1.228 (61%)
Crianças – 7.000 ( 53%)
Comorbidades – 1.503 (19%)

Etapas da Campanha de Vacinação contra a Gripe

12 de abril a 10 de maio
Crianças entre 6 meses e menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde.

11 de maio a 8 de junho
Idosos (60 anos ou mais) e professores

9 de junho a 9 de julho
Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Postos de saúde com vacinação
Posto do Rio da luz
Posta da Barra
Posto do Jaraguá 99
Posto do Caic
Posto da Ilha da Figueira
Posto do Boa Vista
Posto da Vila Nova
Posto do João Pessoa
Posto da Vila Lalau
Posto do Santo Antônio
Posto de Nereu Ramos
Posto do Chico de Paulo
Posto da Vila Lenzi
Posto do Rau
Posto da Tifa Schubert
Posto da Reinoldo Rau (Centro)
Posto de Santa Luzia