Cachorro assina Projeto de Lei para tratamento da leishmaniose em cidade de SC

Um Projeto de Lei (PL) para instituir um programa de tratamento gratuito aos cães de pessoas de baixa renda acometidos por leishmaniose foi assinado, nesta quarta-feira (10), em Florianópolis. E para marcar o momento, quem também assinou o projeto foi a cachorra Many.

“Pela primeira vez em Floripa, um cãozinho também assinou um projeto de lei. Em parceria com a vereadora Pri Fernandes, estamos instituindo na cidade uma política pública para custear tratamento de leishmaniose para famílias carentes. (…) Eu, a vereadora e a Many (essa cachorrinha simpática que tem a doença) assinamos a proposta de lei pioneira no Brasil. É bem-estar animal, é saúde pública”, escreveu Gean nas redes sociais.

A proposta, feita pela vereadora Pri Fernandes, será encaminhada para votação na Câmara de Vereadores de Florianópolis. Caso seja aprovado, o programa passa a valer a partir da sanção, e vai garantir um avanço no tratamento gratuito destes animais contra a doença.

Os tutores de baixa renda que optarem pelo tratamento do animal vão receber o medicamento necessário, além de assistência médica veterinária para o seu cão de forma integral, que será oferecido pelo Centro de Controle de Zoonoses de Florianópolis.

A política pública de saúde no Brasil prevê que, além dos animais, a leishmaniose é também uma ameaça para humanos e é importante destacar que caso o tutor não trate a doença no animal, o pet deve ser eutanasiado.

“Não acho justo eutanasiar animais porque a família não tem condições de custear seu tratamento. Eles já são parte das famílias e isso escancara ainda mais o quanto a desigualdade social é perversa com as famílias de baixa renda”, finalizou o prefeito Gean Loureiro.