Bomba: Tiktok admite que coleta dados dos usuários – e EUA volta a pedir remoção do App

Um dos líderes da Comissão Federal de Comunicações (Federal Communications Commission, ou FCC) pediu à Apple e ao Google que removessem o TikTok das suas lojas de aplicativos nos Estados Unidos, conforme noticiou a CNBC.

O comissário Brendan Carr compartilhou no Twitter uma carta que enviou para Tim Cook, CEO da Apple, quanto para Sundar Pichai, CEO do Google.

No documento, Carr pede que as empresas removam o TikTok da App Store e da Play Store. A alegação seria que o app chinês de vídeos curtos teria violado as políticas de privacidade das duas lojas.

Na carta e na rede social, Carr declara que o TikTok “não vê apenas os vídeos de dança de seus usuários”, mas também “coleta históricos de pesquisa e navegação, padrões de pressionamento de tecla, identificadores biométricos, rascunhos de mensagens e metadados, além de coletar texto, imagens e vídeos armazenados na área de transferência de um dispositivo”.

 

“O TikTok não é apenas mais um aplicativo de vídeo. Essa é a roupa do cordeiro. Ele coleta faixas de dados confidenciais que novos relatórios mostram que estão sendo acessados em Pequim. Pedi à @Apple e ao @Google que removessem o TikTok das suas lojas de aplicativos por seu padrão de práticas de dados clandestinos”, diz o tuíte.

O app representaria um “risco de segurança nacional inaceitável” por acessar dados confidenciais de usuários americanos em Pequim (na China), onde fica a sede da ByteDance, dona do TikTok.

Ele completa afirmando se tratar de uma empresa “que pertence ao Partido Comunista Chinês, o qual exige por lei que cumpram suas demandas de vigilância”.

Segundo o CEO do TikTok, funcionários chineses da rede social podem realmente acessar dados de usuários dos Estados Unidos, mas isto somente é feito após as informações passarem por diversas etapas de segurança e dados sujeitos a controles rigorosos que não são repassados para o governo chinês.

A declaração foi dada por meio de uma carta enviada por Shou Zi Chew para nove senadores dos Estados Unidos, que acusam o aplicativo de fornecer dados pessoais de usuários ao governo da China para monitorar certos usuários.

Além disso, o CEO do TikTok também afirmou que está trabalhando com o governo dos EUA por meio do Projeto Texas, para que os dados dos usuários dos Estados Unidos sejam armazenados numa infraestrutura da Oracle para que as informações não precisem ser enviadas a data centers na China para análise, o que aumentaria a confiança dos usuários na rede.