Bancas de peixe tombam no trapiche do centro em Balneário Barra do Sul

Foto: Prefeitura de Balneário Barra do Sul

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

01/12/2021 - 10:12

Na tarde de terça-feira (30), seis das quatorze bancas que vendem pescados no trapiche no centro de Balneário Barra do Sul desabaram parcialmente por problemas na estrutura do local. Trabalhadores relataram que ouviram um barulho, mas continuaram trabalhando.

“Deu um estralo. E continuamos trabalhando, ninguém achou que era tão grave”, afirma o pescador André Nuer, segundo reportagem do ND Mais.

Foto: Divulgação

Após o estralo, a Prefeitura da cidade foi acionada e conforme relato do pescador, ficou combinado que uma reforma na estrutura do local seria realizada na próxima segunda-feira (7). Porém, no fim da tarde, por volta de 17h30, as bancas tombaram de vez. André estava dentro da sua banca e por pouco não se feriu.

“Me segurei dentro da barraca e pulei dentro do meu barco, tinha acabado de descarregar os peixes e (o barco) estava do lado. Pensei que ia cair e ficar preso, mas graças a deus foi só bens materiais.”

Segundo a Defesa Civil, a causa do desabamento das seis bancas foi um desgaste do concreto armado com o rio, onde as barracas estão fixadas.

“A Defesa Civil do Município e os Bombeiros Voluntários tomaram todas as providências para estabilização do local, deixado interditado e em segurança aguardando avaliação do Serviço de Engenharia Especializada da Defesa Civil Estadual que emitirá laudo técnico para verificação de possíveis causas, e riscos de novos eventos, tal será realizado na próxima quinta-feira” informou a Defesa Civil de Balneário Barra do Sul.

Foto: Divulgação

Foto: Prefeitura de Balneário Barra do Sul

Conforme a assessoria de comunicação da Prefeitura, nesta quarta-feira (1°), ás 10h, acontecerá uma reunião com o prefeito para tomar as devidas medidas sobre a situação.

“Como os pescadores tem as bancas que existem por muitos anos na área central da cidade, eles não podem ficar no prejuízo, pensando nisso o prefeito Antônio Rodrigues fará uma reunião hoje com os vendedores de pescados para ver qual decisão será tomada, para onde os pescadores vão e qual é o suporte que será dado pela secretaria de agricultura e pesca e também da prefeitura”, informa o assessor.

Para o Secretário de Pesca, Jousé de Souza, uma decisão sobre as barracas tombadas só vai ser tomada após análise da Defesa Civil.

“A gente vai ver depois, primeiros vamos ajudar a retirar tudo e vamos esperar o laudo da defesa civil para tomar uma decisão.” pontua o secretário.