Ave em reabilitação em SC recebeu anel de identificação nos EUA

Foto Nilson Coelho/R3 Animal

Por: Ewaldo Willerding Neto

27/11/2021 - 10:11 - Atualizada em: 27/11/2021 - 10:32

A equipe do CePRAM/R3 Animal (Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos) está recuperando uma ave Trinta-réis-boreal ( Sterna hirundo) que foi resgatada por um banhista no dia 9, na praia do Campeche, em Florianópolis;

A ave estava cercada por cachorros e não conseguia voar. O banhista recolheu a ave e a deixou em um posto guarda-vidas. A equipe do CePRAM/R3 Animal foi chamada e levou o Trinta-réis-boreal para o centro de reabilitação.

 

Foto Nilson Coelho/R3 Animal

 

Lá foi identificada uma anilha do órgão norte-americano United States Geological Survey (USGS). Segundo o USGS, o trinta-réis foi anilhado ainda filhote, em 7 de maio de 2019, na Ilha Metinic, próximo à cidade de South Thomaston, no estado do Maine (divisa com o Canadá), a 8,2 mil quilômetros de distância em linha reta de Florianópolis.

Segundo a veterinária e responsável técnica do PMP-BS/Florianópolis Marzia Antonelli, a ave deu entrada no CePRAM/R3 Animal com a condição corpórea ruim, diarreica, com as penas desgastadas, caquexia e sinais de exaustão, associado a lesões renais e musculoesqueléticas, condições associadas a alta demanda física e energética da migração.

 

Foto Nilson Coelho/R3 Animal

 

“Ela recebeu oxigenioterapia, fluidoterapia, e alimentação pastosa por sondagem esofágica, pois, devido ao grau de desidratação e prostração, não conseguia se alimentar sozinha e nem ficar em pé”, explica Marzia.

 

Após correção da desidratação, melhora na condição corpórea e atividade comportamental, foi iniciada a alimentação com pedaços de peixe picado oferecidos no bico, atendendo os requerimentos energéticos para a espécie.

 

“A ave começou a apresentar interesse pelo alimento e maior atividade. No dia 19 de novembro, foi transferida para recinto externo para banhos de sol e com alimento à disposição”, comemora Marzia.

 

Atualmente o trinta-réis apresenta melhora consecutiva, come sozinho, e ensaia pequenos voos. Ele teve ganho de 30 gramas no peso, alcançando 100 gramas agora, o que representa um aumento de quase 35%.

Está iniciando o processo de condicionamento físico e melhora no aspecto das penas para que possa ser solto e iniciar a migração de volta para sua colônia no Hemisfério Norte.

 

Foto Nilson Coelho/R3 Animal

Ave migratória

O trinta-réis-boreal é uma ave migratória da ordem Charadriiformes e da família Laridae. Nidifica na região leste e central da América do Norte, da Baía de Hudson até o Lago Great Slave, no Canadá, nos Gulf States, nas Ilhas Bermuda, das Bahamas, Virgens, e em Ilhas próximas à Venezuela. Também há registros nas Ilhas da Madeira, Açores, e na costa Mauritânia, Tunísia e Nigéria, além de algumas regiões da Europa.

Os indivíduos que chegam saem de suas colônias no inverno do Hemisfério Norte e migram para o Sul, chegam ao litoral brasileiro a partir do final de setembro. Medem entre 32 a 38 centímetros de comprimento e envergadura de asa de 79 a 81 centímetros. Quando adultos, possuem as pernas vermelho escarlate e o bico vermelho escarlate com a ponta preta.

Foto Nilson Coelho/R3 Animal

Fique atento

  • O CePRAM/R3 Animal fica localizado no Parque Estadual do Rio Vermelho, unidade de conservação sob responsabilidade do Instituto do Meio Ambiente (IMA-SC), em parceria com a Polícia Militar Ambiental.
  • O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos.
  • O objetivo do PMP-BS é avaliar possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos encontrados mortos.
  • O PMP-BS é realizado desde Laguna até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O Trecho 3, em Florianópolis, é executado pela R3 Animal.