Aumenta procura por vacina contra a febre amarela em Jaraguá e região

Por: Natália Trentini

26/01/2018 - 08:01 - Atualizada em: 26/01/2018 - 08:14

Mais de 900 pessoas procuraram vacinação contra febre amarela em Jaraguá do Sul, entre 1º de janeiro e quinta-feira (25). Só na última semana, a média foi de 100 doses por dia.

Com essa alta procura e baixa quantidade de doses, a gerente de Vigilância Epidemiológica, Fabiane da Silva Ananias, esclarece que as vacinas são exclusivamente destinadas a crianças de nove a 10 meses e pessoas em viagem para áreas de risco no país – que incluem Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Bahia e outros 162 municípios no interior de Santa Catarina, como Campo Alegre, Mafra, Rio Negrinho e São Bento do Sul na região.

LEIA MAIS:

– Aplicação de vacina contra a febre amarela terá restrições de horário

Desde quinta-feira (25), a vacina contra febre amarela está sendo distribuída apenas no período da manhã na unidade localizada na rua Reinoldo Rau. O horário de vacinação será das 7h30 às 12h30 por orientação do Governo do Estado. Isso porque cada frasco de vacina contra a febre amarela conta com cinco doses que devem ser aplicadas num período máximo de cinco horas após aberto.

A alta procura em cidades como Schroeder fez com que a vacina passasse a ser distribuída com agendamento. As doses disponibilizadas em janeiro já estão comprometidas, aponta a técnica de enfermagem da sala de vacinas do centro Lucia Kersten Brumuller. Apenas no dia 2 de fevereiro a Saúde deve saber quantas vacinas serão disponibilizadas pelo governo federal. “Ano passado em janeiro todo foram 25 doses contra febre amarela, até quinta foram mais de 100 doses. É mais que o dobro e acaba extrapolando essa cota”, pontua a enfermeira, ressaltando que as pessoas devem ter consciência na hora de buscar a vacina.

VEJA MAIS:

– Casos suspeitos de febre amarela em SC estão sob investigação

A primeira morte de um catarinense por febre amarela foi confirmada nessa semana. Como a moradora de Gaspar, de 57 anos, havia viajado recentemente para Mairiporã, região metropolitana de São Paulo, o caso é considerado importado por não ter sido contraído em Santa Catarina.