Arteris Litoral Sul realiza operação especial durante feriado de Páscoa

Por: Windson Prado

28/03/2018 - 19:03 - Atualizada em: 29/03/2018 - 09:10

A partir das 14h desta quinta-feira, 29/3, o movimento nas estradas que interligam as capitais Curitiba e Florianópolis deve aumentar em até 45%, conforme prevê a Arteris Litoral Sul – concessionária que administra as rodovias BR-116/Contorno Leste, BR-376/PR e BR-101/SC. E para atender o aumento da demanda, a Litoral Sul realiza uma operação especial de quinta até domingo, 1º de abril.

No total, cerca de 650 colaboradores devem atuar na operação, com foco na inspeção de tráfego 24h, monitoramento da rodovia, e atendimento com serviços de guincho e socorro médico. Toda a operação é coordenada a partir do Centro de Controle Operacional da concessionária, que é equipado como Sistema Inteligente de Transporte interligado a 14 painéis de mensagem eletrônico, e dispõe de 187 câmeras de monitoramento.

Para os motoristas, os trechos de maior atenção são a Serra da BR-376, e as entradas e saídas das cidades de Curitiba, Joinville e municípios litorâneos: Garuva – acesso para Itapoá/Guaratuba -, Barra Velha, Piçarras, Penha, Navegantes, Itajaí, Itapema, Balneário Camboriú, Porto Belo, Governador Celso Ramos, Biguaçu, Florianópolis e Palhoça.

A partir das 14h de quinta-feira, a concessionária não irá realizar obras programadas de manutenção na pista, mas os motoristas devem redobrar a atenção na região de Joinville, onde há um desvio fixo por conta das obras de reforço e ampliação da ponte sobre o Rio Cubatão – km 26 da BR-101. No local, o trânsito da pista sul está desviado para pista norte, que opera com três faixas para circulação – uma para cada sentido, e outra reversível de acordo com o período de maior demanda.

 

Saiba mais: | Serviço de Atendimento aos Usuários

Ao longo dos 356 quilômetros sob concessão, a Arteris Litoral Sul disponibiliza nove bases SOS Usuários, com local adequado para pausa na viagem, banheiros, fraldários, água e café. Antes de seguir viagem, os motoristas podem consultar as condições de trânsito pelo telefone 0800-725-1771 e Twitter @Arteris_ALS.

 

Saiba mais: | Viaje conectado

O sistema inteligente de transporte da Arteris Litoral Sul está interligado ao do aplicativo Waze. Dessa forma, todos os alertas de trânsito criados pela concessionária são automaticamente informados no aplicativo.

 

Saiba mais: | Dicas de segurança

Não utilize celular enquanto dirige;

Jamais bloqueie o acostamento;

Exija cinto de segurança também no banco traseiro;

Mantenha distância de segurança do veículo da frente.

 

Saiba mais: | Dias e horários de maior movimento:

Quinta-feira, 29/3, das 14h às 22h;

Sexta-feira, 30/3, das 6h às 17h;

Domingo, 1º de abril, das 14h às 22h.