Arquivo Histórico de Joinville relembra instituições psiquiátricas da cidade em apresentação

Arquivo Histórico de Joinville | Foto: Divulgação

Por: Tanara Fagundes

22/11/2019 - 14:11 - Atualizada em: 22/11/2019 - 14:25

O Arquivo Histórico de Joinville realizará mais uma edição do “Pesquisa em Evidência”. O projeto visa apresentar ao público duas produções intelectuais que terão como tema central as extintas instituições psiquiátricas que funcionaram em Joinville.

Os resultados da pesquisa foram publicados em um catálogo, lançado em 2015, com a proposta de dar visibilidade às memórias da instituição, contribuindo para a inclusão dessas informações na esfera do patrimônio histórico-cultural do município.

Para abrir a programação, o trabalho “Colecionando e escrevendo histórias sobre o Abrigo Municipal de Alienados Oscar Schneider: a pesquisa no Arquivo Histórico de Joinville e os seus desdobramentos”, produzido pela psicóloga e doutoranda na área de Práticas Culturais e Processos de Subjetivação, Mariana Zabot Pasqualotto, apresenta a pesquisa iniciada no Arquivo Histórico em 2014, cujo objetivo foi realizar um inventário sobre os registros e as memórias relacionadas à extinta instituição.

A pesquisa “Inventário e Catálogo de Memórias do Abrigo Municipal de Alienados Oscar Schneider” teve patrocínio da Prefeitura de Joinville

História do abrigo

Construído em 1923, nos fundos do Cemitério Municipal, o Abrigo Municipal de Alienados Oscar Schneider foi a primeira instituição de Joinville criada com a finalidade de garantir tratamento aos pacientes com transtornos mentais.

Após o seu fechamento, em 1942, o local foi utilizado como presídio político e, posteriormente, como moradia para familiares de policiais militares. Mais tarde, após a sua demolição, possibilitou a ampliação do cemitério, dando lugar a túmulos e jazigos.

O segundo trabalho apresentado neste “Pesquisa em Evidência”, será “A casa n° 909 da Rua XV de Novembro: espaço praticado de memórias de Joinville/SC”, produzido pela artista, professora e pesquisadora, Samira Sinara Souza.

O estudo refere-se à Clínica Nossa Senhora da Saúde, hospital psiquiátrico que esteve ativo entre os anos de 1962 e 1986, na região central do município, e tornou-se valor de referência para Joinville e em processo de tombamento como bem patrimonial da cidade.

De acordo com a autora, a investigação buscou lembranças e sentimentos de pessoas (pacientes, familiares, médicos, passantes) que transitavam dentro, fora e à frente da casa.

O projeto “Pesquisa em Evidência” tem como objetivos promover discussões a respeito dos temas apresentados, propiciar a interação entre a comunidade e o pesquisador e, ainda, dar visibilidade ao acervo e ao trabalho institucional do Arquivo Histórico de Joinville.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger