A pandemia dificultou todos os tipos de evento com público e, diante desta situação, a dança tem recebido atenção especial da Secretaria de Cultura Esporte e Lazer (Secel) em Jaraguá do Sul.

A estratégia para o espetáculo continuar tem sido adotar medidas que possibilitem a manutenção desta arte por meio de outros formatos, como transmissões ao vivo e abertas para todos, por exemplo.

“Diante de uma pandemia, os órgãos públicos precisam se reinventar. A secretaria vem adotando estratégias neste sentido e busca a manutenção da arte e das tradições por outros meios de difusão”, explica a secretária, Natália Lúcia Petry.

O planejamento da secretaria está voltado para a realização de uma mostra de dança com a participação de cerca de 11 grupos de Jaraguá do Sul, que deve integrar as atividades de comemoração dos 145 anos do município, em julho.

Haverá, também, o Jaraguá em Dança, tradicional evento da cidade que movimenta escolas e alunos.

“A secretaria busca alternativas para movimentar os grupos de dança, mesmo em um momento em que as atividades culturais seguem restritas”, explica o diretor de Cultura, Sidnei Marcelo Lopes.

Jaraguá em Dança

O Jaraguá em Dança deste ano deve ocorrer entre 22 de setembro a 3 de outubro, no Grande Teatro da Scar, com transmissão on-line, ao vivo e acesso livre.

Trata-se de um dos maiores eventos da modalidade do Estado.

Foto Divulgação/PMJS

Em 2019, o último com a participação de público, envolveu 76 entidades, 65 coreógrafos, 146 auxiliares, 2.263 bailarinos e 324 coreografias.

A Diretoria de Cultura confirmou, para este ano, a inscrição prévia de 200 coreografias, 85 a mais que em 2020.

No ano passado, todas as coreografias haviam sido gravadas anteriormente.

“A princípio, o evento não terá a participação do público, mas conforme a atualização dos protocolos de segurança em relação à pandemia de Covid-19, vamos adaptá-lo para a realidade do momento”, pondera a chefe de atividades culturais, Andressa Pavanello.

Mostra de Dança

O evento que a princípio vai se chamar “Mostra de Dança - Jaraguá do Sul 145 Anos”, em homenagem ao aniversário de Jaraguá do Sul, fará parte da série de eventos que habitualmente ocorrem nesta data.

Também devido à pandemia, tem previsão de transmissão on-line, ao vivo, e com acesso livre.

“Trata-se de estímulo à livre expressão de sentimentos e emoções e a possibilidade de proporcionar momentos de alegria e prazer, considerando-se que, nos últimos meses, houve um distanciamento do público e da comunidade artística por causa das medidas sanitárias necessárias”, explica Natália.

Foto Divulgação/PMJS

Outro incentivo à dança na cidade são os editais de aporte financeiro para agentes culturais de Jaraguá do Sul, tendo a área da dança uma das beneficiadas.

Os recursos oriundos de políticas públicas são, muitas vezes, o único combustível que movimenta essa máquina.

Foram quatro os editais de chamamento disponibilizados pela secretaria, dois com recursos próprios, num total de R$ 1.163.693,98.