Após recorde de calor nesta terça, SC terá ventos de até 90 km/h, granizo e chuva intensa

Foto: Divulgação.

Por: Elissandro Sutil

24/11/2021 - 13:11

O meteorologista Piter Scheuer informa que a noite da quinta-feira (25) e a madrugada da sexta-feira (26) serão de chuva intensa, raios, granizo e ventania em algumas regiões de Santa Catarina.

A quinta-feira segue quente e abafada com sol e variação de nebulosidade.

Mas por conta do calor aliado às altas taxas de umidade relativa do ar e a aproximação de uma frente fria associada a um centro de baixa pressão proporcionam a formação de núcleos convectivos de instabilidades.

Por isso, a tarde, noite e madrugada de sexta-feira (26), serão de pancadas de chuva e raios, com destaque para o Oeste, Meio Oeste, Serra e Litoral Sul, Alto Vale do Itajaí e Planalto Norte.

O alerta maior é para as regiões do Oeste e Meio Oeste que têm risco de risco de temporal com chuva forte, granizo e ventania. Ocorrem rajadas de até 70 km/h nestas regiões.

Um centro de baixa pressão no oceano torna a sexta-feira (26) e o sábado (27) extremamente ventosos em todo o estado.

Os ventos sopram do noroeste ao oeste passando para sudoeste ao sul ao longo do dia.

Nas áreas altas do Planalto Sul e nas praias do Litoral Sul e Grande Florianópolis ocorrem rajadas de 70 km/h a 90 km/h entre a tarde e noite da sexta-feira e sábado mantendo o mar bem agitado com ressaca.

É importante estar atento à queda de energia por conta do ventos.

Conforme a Defesa Civil, alguns cuidados durante temporais podem evitar transtornos. A recomendação é que as pessoas evitem ficar em locais abertos, ou embaixo de árvores ou objetos que possam ser arremessados com o vento.

O órgão também destaca que é importante evitar contato com tubos metálicos, grades, e cabos de energia elétrica que estejam expostos.

Em caso de raios, aparelhos elétricos devem ser desligados. Outra recomendação importante é buscar um lugar seguro para se abrigar e esperar a tempestade passar.

Situações de emergência podem ser informadas para a de Defesa Civil, pelo telefone 199, ou aos Bombeiros, pelo 193.

Recorde de temperatura

Na tarde de terça-feira (23) a temperatura superou os 30°C na maior parte do estado, ficando ainda mais altas acima de 34°C no Oeste, Alto Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte, e chegando a 37°C e 38°C em Corupá, Jaraguá do Sul, Joinville.

Algumas estações registraram recorde histórico para o mês de novembro, com destaque para a estação de Garuva que registrou 38,97°C, o recorde anterior era de 37,5°C em 16/11/2017.

O calor em SC começou no fim de semana no Oeste e Meio-Oeste, e a massa de ar seco e quente estendeu a elevação na temperatura ao Planalto e Litoral na segunda-feira (22), culminando com formação de áreas de instabilidade devido à combinação do jato subtropical (JBS) com um complexo convectivo de meso-escala sobre o Paraguai, e a passagem de uma frente fria pelo oceano no litoral de SC.

Ocorreram temporais durante a tarde de terça-feira (23) no Vale do Itajaí e Litoral, com atividade elétrica (raios), queda de granizo, rajadas fortes de vento que causaram destelhamento, queda de árvores e damos na rede de energia elétrica entre 14h e 21h.

Foto: Divulgação/Epagri.

Confira a tabela das temperaturas mais altas registradas no mês de novembro no estado:

Foto: Divulgação/Epagri.

Algumas cidades registraram rajadas intensas de vento, confira a tabela:

Foto: Divulgação/Epagri.

*Com informações de Epagri/Ciram, Piter Scheuer e Ronaldo Coutinho.