Após cinco anos, rua do Papai Noel volta a ser decorada em Joinville

Foto: Divulgação

Por: Thomas Madrigano

27/11/2021 - 07:11 - Atualizada em: 27/11/2021 - 07:23

Na noite da última sexta-feira (26), após cinco anos, ocorreu a reabertura da rua do Papai Noel, em Joinville.

A tradicional decoração, que é feita por moradores e comerciantes da rua Braço do Norte, no bairro Atiradores, voltou a encantar os visitantes.

 

 

“A retomada da Rua do Papai Noel é a demonstração do verdadeiro espírito joinvilense: o de atuação em comunidade e voluntariado em torno das causas comuns da cidade. Um exemplo disso é que vizinhos que tinham poucas condições de fazer, receberam apoio de outros moradores da rua. Este é o espírito natalino que queremos espalhar para toda Joinville”, disse o secretário de Cultura e Turismo de Joinville, Guilherme Gassenferth.

Para Luci Hansson, a retomada da decoração traz um sentimento ainda mais especial. É que ela e a vizinha Adriana decoraram três residências.

“Essas casas pertenciam aos meus sogros e eles tinham a tradição de decorar. Eu aceitei participar da retomada porque isso representa uma memória afetiva muito grande principalmente para os meus filhos que lembram com carinho quando vinham na casa dos avós”, revelou Luci.

Jacques Allage relembra que foi seu pai e sua mãe que iniciaram a decoração da rua.

“Era uma tradição da nossa família desde quando morávamos no Planalto Norte. Em 1996, meu pai levou a decoração para o jardim e já no primeiro ano muitas pessoas vieram visitar. No ano seguinte, alguns vizinhos se uniram e no terceiro ano, a rua inteira estava decorada, tornando-se muito conhecida em toda a cidade”, explicou o morador.

Luzes, Papais Noéis e outros itens típicos do Natal integram a decoração. Tudo feito com muito carinho por quem há muitos anos sente orgulho do resultado e de quanto os enfeites ajudam a levar o sentimento de emoção e esperança aos visitantes.

Beleza que encantou a joinvilense Ingrid Passos Hille, que, junto com o marido Cristhian, trouxe os filhos Óliver, de 4 anos, e Otto, de 9 meses, para conhecer a atração natalina.

“Quando a gente era criança, já vínhamos aqui, mas agora com os filhos tem outro significado, tem valor afetivo. O Óliver adorou ver a casa cheia de Papai Noel. Ficou encantado com o Papai Noel dentro do carro”, contou Ingrid.

Visitação diária

Vinte e nove imóveis, incluindo residências e estabelecimentos comerciais, estão decorados. O local estará aberto para visitação diariamente, das 19h à meia-noite, até o dia 6 de janeiro.

Nesses horários, a via estará interditada para o tráfego de veículos. Depois da meia-noite, os moradores apagam a iluminação.

Foto: Divulgação

A última edição da Rua do Papai Noel havia sido realizada em 2016. Este ano, a Prefeitura de Joinville instalou um novo portal e removeu os antigos que estavam danificados, decorou os postes com iluminação natalina, fez a manutenção de paver, pintura de meio-fio e instalação de lixeiras.

A abertura da Rua do Papai Noel contou com atrações especiais: o Caminhão Natal Luz e a Banda dos Bombeiros Voluntários de Joinville, além da apresentação do musical “Natal Mais Feliz”, com participação da Orquestra e Coral Adventista de Joinville.