A Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Joinville repassou para as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) o montante de R$ 810 mil. Os recursos são direcionados aos custeio das sete entidades. Além disso, o Governo do Estado contribui com o pagamento dos professores por meio da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE).

Os municípios de Araquari, Balneário Barra do Sul, Barra Velha, Garuva, Itapoá, Joinville e São Francisco do Sul receberam os valores até o mês de maio. Entre junho e agosto serão destinados mais R$ 318 mil. O valor repassado tem como base o número de alunos comprovados no censo escolar e no plano de trabalho apresentado pela instituição ao Governo do Estado.

“Santa Catarina é o único Estado brasileiro que destina valores da arrecadação para auxiliar na manutenção das entidades com esse perfil”, explica o secretário da ADR Joinville, Volnei Francisco Batista.

O auxílio ocorre desde 2005 e a legislação prevê que 1% do valor arrecadado para o Fundosocial seja rateado entre as entidades, sendo levado em análise o número de alunos matriculados.

*Com informações da Prefeitura de Joinville