Alunos temem o fim do curso de Engenharia Civil da Udesc por falta de professores

Manifestação começou pela manhã e segue até o final do dia | Foto Divulgação

Por: Windson Prado

26/09/2018 - 12:09 - Atualizada em: 26/09/2018 - 17:29

Alunos do curso de engenharia civil da Udesc Joinville fazem nesta quarta-feira (26) um protesto contra a falta de estrutura do curso. A mobilização ocorrerá em frente à instituição,  teve início de manhã e segue até o final do dia. Uma das principais demandas dos estudantes é a contratação de professores efetivos, uma vez que o número reduzido de docentes ameaça o funcionamento do curso, um dos mais antigos da cidade.

Atualmente, o curso conta apenas com 18 professores efetivos, quando o mínimo necessário seriam 27.

“Vários professores se aposentaram, faleceram ou foram exonerados. E não foram contratados novos para o lugar deles. Temos professores substitutos, que se apresentam como uma solução temporária apenas para o ensino, deixando atividades de extensão e pesquisa de lado”, explica um dos alunos do curso, Fernando Moraes.

“Neste semestre, há matérias na grade curricular que começaram apenas neste mês por falta de professor. A situação é preocupante”, comenta.

Os alunos explicam que a falta de docentes vem prejudicando a nota do curso no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes. No relatório de avaliação do curso, durante visita feita à instituição pelo Conselho Estadual de Educação, em 2016, a contratação de novos professores foi a principal recomendação dada à direção do curso.

“Sugere-se que seja dada atenção a renovação do quadro de professores com dedicação exclusiva porque mais ou menos 30% dos professores do curso possuem mais de 30 anos de tempo de serviço na instituição”.

O documento diz ainda que penas a contratação de professores substitutos não irá suprir a necessidade de garantir os índices do curso que já possui espaço na formação de engenheiros civis no mercado de trabalho.

Paralisação e protesto

Segundo os alunos, o objetivo da paralisação marcada para o próximo dia 26 é chamar a atenção da sociedade para o problema. Eles contam que já fizeram várias tentativas de diálogo com a reitoria, mas sem sucesso.

Em 2017, após o protesto que ficou conhecimento como “LutopeloDEC”, motivado também pela falta de docentes nas salas de aula do curso de engenharia civil, foi aprovada a contratação de apenas um professor, via concurso público. O concurso foi realizado, mas até agora não há previsão para a contratação dos aprovados.

“Nossa ideia é fazer um protesto pacífico, mostrando dados e as consequências da falta de professores para o curso. As turmas estão lotadas e tememos que se nada for feito, o curso acabe perdendo a relevância e excelência pelas quais é conhecido”, explica outra aluna de engenharia civil, Natália Reato Zatera.

Contraponto

Em nota a Udesc esclareceu que está atenta à questão relacionada aos docentes que ocorre no curso de graduação em Engenharia Civil, na Udesc Joinville, e que está em estudo uma solução definitiva para resolver o problema.

No início do próximo semestre, serão convocados 34 professores efetivos aprovados no último concurso para todos os campi da universidade. Deste quantitativo, um novo professor efetivo será destinado ao curso de Engenharia Civil, embora a demanda neste curso seja maior, hoje coberta por professores substitutos.

As contratações ainda não foram feitas pois elas extrapolariam o limite de 49% reservado à folha de pagamento do Governo do Estado.

Em paralelo, a Pró-Reitoria de Planejamento da Udesc, órgão ligado à Reitoria, esteve reunida nesta terça-feira, 25, com professores do Departamento de Engenharia Civil, em Joinville, e assumiu o compromisso de apresentar uma metodologia contínua de contratação de novos docentes para reposição em casos de aposentadoria e exoneração. Com isso, serão estabelecidas regras para serem aplicadas em toda a universidade.

*Com informações de assessoria de imprensa

Quer receber as notícias no WhatsApp?