Alunos que participaram do intensivo de alemão em Corupá recebem certificados

Por: OCP News Jaraguá do Sul

27/01/2018 - 11:01 - Atualizada em: 29/01/2018 - 06:24

Encerrou nesta sexta-feira (26), com apresentações e entrega de certificados, as aulas do intensivo de alemão para crianças em Corupá. Realizado numa parceria entre a Secretaria de Educação e Cultura de Corupá e o Goethe-Institut, da Alemanha, o curso iniciou no dia 15 de janeiro.

Os 25 alunos, entre 8 e 14 anos, já haviam frequentado as aulas de alemão oferecidas em 2017 na rede municipal no contraturno das aulas regulares. O curso gratuito foi realizado no Auditório do Centro Cultural Hansa Humboldt, no Centro de Corupá. A professora responsável pelo curso foi Deise Raquel Kremer, que veio da unidade do Instituto Goethe de Porto Alegre (RS). As aulas de alemão na rede municipal de Corupá serão retomados no dia 15 de fevereiro.

Apresentação final no intensivo de alemão | Foto Prefeitura de Corupá/Divulgação

O intensivo de alemão do Instituto Goethe-Institut ocorreu em Corupá, por meio do projeto “Alemão Abre Portas” – aplicado desde 2015 com municípios parceiros. O curso intensivo de alemão ocorre no período em que as crianças estão de férias escolares, tendo como objetivo destacar a importância do ensino da língua alemã nas escolas, colocando à disposição o material didático e um professor estudante do último ano do IFPLA – Instituto de Formação de Professores de Língua Alemã. Em apenas duas semanas de aulas, os estudantes reforçaram palavras, expressões e frases de uso diário.

O prefeito João Carlos Gottardi, a futura secretária de Educação e Cultura Rosane Martini Berti, a assessora de cultura Roseli Siewert, a professora de alemão Fernanda Pellim, o diretor da Escola de Música Jazz Band Elite Lauro Wendorf Junior e a chefe de divisão de merenda escolar Daniele Neves de Souza participaram da entrega dos certificados aos alunos na manhã desta sexta-feira (26). Os certificados são validados pelo Instituto Goethe.

Parceria

Em outubro do ano passado, o prefeito João Carlos Gottardi, a assessora de Cultura Roseli Siewert e a professora de alemão Fernanda Pellim participaram de reunião em Blumenau com o diretor de ensino do Goethe-Institut Adrian Kissmann para iniciar uma parceria com o instituto, já que desde setembro de 2017 a rede municipal de ensino de Corupá passou a oferecer aulas de alemão no contraturno para cerca de 400 estudantes do ensino fundamental. Segundo Roseli, além do intensivo de alemão, a parceria com o Goethe para 2018 resultará ainda na Semana da Língua Alemã que deve ocorrer em abril no município e também na participação do projeto da biblioteca itinerante do instituto.

O Projeto Deutsche Schule in Corupá (Escola de alemão em Corupá), como é chamado, começou a ser planejado há cerca de um ano e foi efetivado em agosto de 2017 com uma pesquisa de interesse junto dos pais para levantar o número de alunos a frequentar as aulas de alemão. O interesse pelas aulas foi tão grande que no começo da pesquisa, mais de 600 pais demonstraram intenção de inscrever os filhos, fechando em 400 matriculados em quatro escolas municipais.

O objetivo das aulas é ensinar o nível básico do alemão, principalmente vocabulário e oralidade. A ideia é que seja um primeiro passo para que os estudantes busquem se aperfeiçoar não somente no alemão, mas que sejam incentivados a aprender novas línguas.

LEIA MAIS:

– Estudantes de Corupá participam de intensivo de alemão nas férias