Alunos da rede estadual voltam às aulas presenciais nesta quinta-feira (18) em Jaraguá do Sul e região

Depois de quase um ano sem aulas presenciais, os alunos da rede estadual de ensino retornam nesta quinta-feira (18) para as escolas.

Novas regras de convívio para prevenção da Covid-19 foram estabelecidas e o ensino remoto continuará sendo uma opção para os pais que preferirem manter os filhos em casa.

Dos 17 mil estudantes da regional de Jaraguá do Sul, por exemplo, apenas 2.400 optaram por continuar com o ensino totalmente online.

Para atender aos pais e alunos, as escolas da rede estadual de ensino passaram por uma série de adaptações e reforços dos protocolos de prevenção à Covid-19.

As atividades serão desenvolvidas em modalidades 100% presencial, misto e 100% remoto.

A maioria dos alunos da região terá aulas no modelo misto, com alternância dos grupos que frequentam a escola e dividido em dois momentos.

O “Tempo Escola” consiste no atendimento presencial na unidade escolar com turmas subdivididas em grupos e o “Tempo Casa” que consiste em atividades na plataforma digital Google Classroom ou por meio da retirada das atividades impressas.

“Estamos trabalhando para garantir uma retomada presencial segura e democrática, baseada em três pilares: estrutura física, de pessoal e equipamentos de proteção individual. Se em alguma escola essas três condições não forem atendidas, naquela unidade o retorno será no modelo remoto”, explica o secretário de Estado da Educação, Luiz Fernando Vampiro.

Para isso, o secretário informa a ampliação do 0800 644 7890, que funcionará das 7h até 19h, um canal aberto com a comunidade escolar para sanar os possíveis problemas.

Investimentos

Os investimentos na compra de EPIs para a rede estadual, feitos desde 2020, já chegam a R$ 8 milhões.

Os materiais que estão sendo entregues às escolas incluem um milhão de máscaras, álcool em gel – incluindo 23 mil dispensers e quatro mil tótens para distribuição -, 3,5 mil termômetros digitais infravermelhos e 22 mil protetores faciais (face shield).

Foto Secom/Divulgação

As normativas que estabelecem o regramento do retorno das aulas presenciais estão previstos na lei nº 18.032/2020, aprovada pela Alesc e que reconhece a educação como serviço essencial no Estado, pelo decreto nº 1.003/2020 e pela portaria 983/2020.

Esses regramentos têm como base o Plano de Contingência para Educação (PlanCon), que foi apresentado à sociedade ainda em setembro.

Internet gratuita para alunos e professores

Os alunos e professores da rede estadual também terão internet cedida pelo Governo do Estado para acessar as ferramentas educacionais utilizadas no ensino remoto, como a plataforma “Google for Education”.

O contrato assinado com as operadoras de telefonia para adquirir pacotes de dados para acesso à internet pelo celular pode chegar a R$ 900 mil por mês e beneficia mais de 550 mil usuários.

Para ter o acesso gratuito às ferramentas educacionais, o aluno ou professor deve fazer o download no celular de um aplicativo disponibilizado para a rede e efetuar um cadastro.