Alunos da rede estadual iniciam aulas online em Jaraguá do Sul

Foto Áurea Arendartchuk/OCP News

Por: Gustavo Luzzani

06/04/2020 - 13:04 - Atualizada em: 06/04/2020 - 16:55

A partir desta segunda-feira (6), as escolas estaduais de Jaraguá do Sul começaram o período de aulas online. Nas duas semanas anteriores, as unidades estavam em recesso escolar, que foi antecipado devido a pandemia do novo coronavírus.

Segundo o secretário de Educação de Santa Catarina Natalino Uggioni, no período que as escolas estavam em recesso, a Secretaria trabalhou intensamente no planejamento e organização das atividades para realizar as aulas não presenciais e cumprir o ano letivo.

“Trabalhamos para atingir todos os aulos. Principalmente nas séries iniciais, será muito importante a participação e o acompanhamento dos pais”, destaca.

O gerente de Educação da Regional de Jaraguá do Sul Fernando Alflen, destacou que as escolas elaboraram questionários para os pais responderem. Com as informações coletadas, as instituições tiveram uma base para adaptar o conteúdo e elaborar as aulas online.

Desde o fim de março, a Secretaria está com uma página dedicada a pais e alunos com conjunto de recursos para eles aproveitarem nos dias de quarentena. Para acessá-la, basta clicar aqui. Os conteúdos podem ser acessados na área “Recursos Digitais de Aprendizagem”.

“Tem conteúdo didático, dicas pré-vestibular, sugestão de filmes, livros e jogos”, comenta Uggioni.

Rede municipal

Na rede municipal de Jaraguá do Sul, as aulas retomaram no dia 2 de abril. Os mais de 16 mil alunos, do pré ao nono ano, passaram a estudar por meio de uma sala digital.

A secretária de Educação Ivana Atanásio Dias, destaca que as atividades que são disponibilizadas online são obrigatórias e fazem parte do conteúdo curricular.

“Vale ressaltar que as crianças não estão de férias e portanto, passar oito horas em frente à televisão, videogame e celular não vai fazer bem para ninguém’, alerta Ivana.

Para tornar possível o sistema de aula virtual, em três dias, a equipe de Tecnologia do Informação (TI) e pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, com supervisão do diretor de Ensino Antônio de Souza, criou 654 salas virtuais onde são disponibilizados os conteúdos, as atividades, as videoaulas e as avaliações.

Cada escola tem sua própria sessão, dividida por turmas. Os conteúdos só serão postados a partir da próxima semana, quando todos estudantes tiverem incluídos nas sala de aula virtual. Primeiro, as atividades serão de revisão.

Foto Studio OCP

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul