Alimentos que contêm muito açúcar, mas não parece

Por: Elissandro Sutil

19/09/2018 - 14:09 - Atualizada em: 19/09/2018 - 14:34

O açúcar em excesso é um perigo para a saúde e alcançar o limite de consumo tolerável por dia para o corpo é muito fácil. Por isso, a ingestão dessa substância deve ser evitada e controlada ao máximo, para também combater as doenças (que são muitas) causadas por ela.

Enquanto doces e refrigerantes entram automaticamente no radar da maioria das pessoas como alimentos com uma grande quantidade de açúcar, outros passam desapercebidos e acabam oferecendo o risco do consumo excessivo da substância.

É o caso das barras de cereais, ketchup, iogurte e granola.

Divulgação/Ministério da Saúde

A Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza que apenas 10% do total de calorias consumidas diariamente devem ser provenientes do açúcar. Para benefícios adicionais a alimentação deve restringir-se a 5%.

Pequenas doses

O Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, recomenda a utilização de açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos.

Além disso, deve-se evitar o consumo de alimentos ultraprocessados, como é o caso das bebidas adoçadas com açúcar ou adoçantes artificiais.

Os problemas decorrentes da ingestão exagerada de açúcar vão muito além de processo odontológico, como a cárie, tão comum entre os brasileiros.

O consumo excessivo deste ingrediente prejudica a saúde e contribui para o excesso de peso e outras doenças crônicas associadas, como o diabetes e câncer.

Grandes problemas

Associação Americana do Coração recomenda que crianças menores de dois anos de idade não consumam açúcar | Foto: Divulgação/Portal IG

O Ministério da Saúde (MS) alerta que o excesso de glicose no sangue é extremamente tóxico e pode causar obesidade e problemas cardiovasculares.

A quantidade elevada de insulina, hormônio essencial no controle da reprodução celular causada pelo câncer é causada por alto consumo de açúcar. Por essa razão ela pode contribuir para o desenvolvimento de câncer, uma das doenças que mais mata no mundo,

A Associação Americana do Coração recomenda, em estudo, que antes dos dois anos não se deve comer açúcar.

Para crianças de até um ano, a Academia Americana de Pediatria (AAP, na sigla em inglês) sugere que seja evitado o consumo de suco de frutas, sendo preconizado o consumo da própria fruta in natura.

Ketchup está na lista dos ultraprocessados ricos em açúcar, do MS | Foto: Divulgação/BBC

Para a nutricionista Hannah Médici, além de prevenir doenças, “a redução do consumo de açúcar é benéfica para todas as pessoas em qualquer faixa etária, pois o consumo causa uma excitação neuronal e vicia nossas papilas gustativas”.

Novos rótulos

O Brasil está estudando nova proposta de rotulagem de alimentos com mensagem de advertência frontais indicando teor excessivo de nutrientes críticos, incluindo a presença excessiva de açúcar.

A medida visa facilitar a compreensão do consumidor e trazer orientações claras para escolhas mais saudáveis.

Fonte: Ministério da Saúde

Quer receber as notícias no WhatsApp?