Águas de Joinville assina contrato de financiamento milionário com agência francesa

Foto: Prefeitura de Joinville

Por: Thomas Madrigano

30/06/2022 - 19:06 - Atualizada em: 30/06/2022 - 19:20

A Companhia Águas de Joinville assinou, nessa quarta-feira (29/6), em São Paulo, um contrato de financiamento de 45 milhões de euros – cerca de R$ 248 milhões na cotação atual – com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).

Os recursos serão destinados a projetos de água e esgoto, com foco em redução de perdas, melhoria da segurança hídrica e avanços na cobertura de esgotamento sanitário.

 

 

O contrato tem prazo de 240 meses, com carência de 60 meses, e as parcelas do financiamento serão liberadas à medida que as obras forem avançando.

Entre os projetos do sistema de abastecimento de água que receberão recursos da AFD estão a instalação e substituição de redes de distribuição e a modernização da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Piraí, que beneficiarão cerca de 150 mil pessoas.

Já as obras de esgotamento sanitário, que ampliarão a cobertura em 17%, beneficiarão aproximadamente 160 mil pessoas.

Serão implantados mais de 320 km de redes coletoras na zona Sul e 26 mil novas ligações de esgoto nos bairros Floresta, Itaum, Petrópolis, Santa Catarina, Fátima, Guanabara, João Costa, Boehmerwald, Itinga, Profipo, Morro do Meio e Vila Nova.

O contrato firmado com a Agência Francesa faz parte de uma captação de recursos necessários para atingir a universalização dos serviços de esgoto em Joinville.

As obras contempladas também integram o Programa Joinville Bem Tratada, que reforça o propósito da Companhia de melhorar a qualidade de vida das pessoas com serviços de saneamento de excelência.