Afinal, qual a altura certa do Cambirela? Pesquisadores do IFSC de Florianópolis respondem!

Mas afinal, qual a altura certa do morro mais famoso da Grande Florianópolis? Imponente, o Morro do Cambirela é uma das referências da região e objeto de desejo de montanhistas, trilheiros e aventureiros em geral. Cruzar seus caminhos é lazer para moradores das cidades vizinhas, porém poucos sabem ao certo qual seu tamanho verdadeiro.

Um grupo de alunos e professores, todos pesquisadores do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) de Florianópolis decidiram medir com equipamentos modernos e de precisão a altura máxima do Morro do Cambirela, localizado em Palhoça.

Alunos e pesquisadores do IFSC realizaram a expedição | Foto Rodrigo Dalmolin/Arquivo Pessoal

De acordo com Rodrigo Dalmoli, um dos pesquisadores, os números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicavam que o cume tinha 1.043 metros.

Porém, após o levantamento do grupo, no dorso Sul do morro o ponto mais alto encontrado por eles mede 1.052 metros, uma diferença de nove metros em relação à medição do IBGE, feita em 1983.

A descoberta foi entregue ao Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), que administra o Parque da Serra do Tabuleiro, onde fica o Morro do Cambirela. O IMA informou que autorizou a pesquisa e que o resultado está em uso na base de dados do órgão.

Participaram da pesquisa cinco professores e um aluno egresso do curso de agrimensura do campus de Florianópolis, além de três mateiros, que ajudaram a abrir caminho pela mata no dia em que o grupo subiu o morro.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger