Programação especial em Jaraguá do Sul marca 50 anos do Rotaract

Por: Elissandro Sutil

07/03/2018 - 07:03 - Atualizada em: 09/03/2018 - 17:22

De 13 a 18 de março será realizada a Semana Mundial do Rotaract, que vai celebrar os 50 anos do Programa Rotaract. Nesse período, serão feitas diversas ações com o intuito de divulgar, fortalecer e fomentar as atividades do programa e seus principais projetos para a comunidade.

Quer receber as notícias do OCP Online no WhatsApp? Basta clicar aqui

Conforme o presidente do Rotaract Club de Jaraguá do Sul, Henrique Hertel Modro, as ações locais ocorrem nos dias 13, 14, 16, 17 e 18. O grupo pretende impactar o maior número de pessoas possível, já que além do Rotaract estar celebrando 50 anos no mundo, o clube local completou 32 anos ontem.

À direita, o presidente do Rotaract Club de Jaraguá do Sul, Henrique Hertel Modro | Foto Eduardo Montecino

À direita, o presidente do Rotaract Club de Jaraguá do Sul, Henrique Hertel Modro | Foto Eduardo Montecino

No primeiro dia da programação, serão entregues biscoitinhos que imitam os da sorte (com provérbio chinês), mas contendo pequenas ações, como abraço em família, por exemplo, além de balões para as crianças. Na quarta-feira, haverá mural colaborativo, onde as pessoas vão poder escrever o que desejam para a comunidade.

https://ocponline.com.br/mais-de-15-mil-bebes-nasceram-sob-os-cuidados-da-dona-loni/

Sexta-feira, o Rotaract promoverá uma pesquisa, por meio de questionário, para descobrir o que a comunidade sabe sobre o clube. Já no sábado, ações voltadas para Jaraguá do Sul, como doação de alimentos para a Casa São José, estarão dentro de balões e serão compartilhadas com o público, sendo mais uma oportunidade de contribuir com entidades parceiras do Rotaract.

“No domingo, vamos trabalhar a campanha End Polio Now, que visa colaborar com a campanha mundial do Rotary contra a poliomielite. Estaremos comercializando bandanas, em parceria com o Rotary Clube de Jaraguá do Sul – Vale do Itapocu”, revela.

O diretor de imagem pública do Rotaract, Luiz Ivan Schroeder, explica que o Rotaract é destinado a jovens de 18 a 30 anos e realiza ações sociais que tragam benefícios à comunidade.

“O clube faz as mesmas coisas que o Rotary, porém, é um público que está começando no mercado de trabalho e que está colocando em prática todo o conhecimento que ele tem na universidade, no curso técnico. É uma oportunidade para os jovens desenvolverem a liderança. E dentro do mercado de trabalho, por ser novo, às vezes ele não encontra essa oportunidade”, revela.

O objetivo principal é analisar os problemas da comunidade onde o Rotaract está inserido, propor projetos que resolvam esses problemas e desenvolvê-los, buscando parcerias e fundos para sua execução. Hoje, o Rotaract Jaraguá do Sul possui 15 associados. Segundo Schroeder, o clube cresceu 50% desde o início da atual gestão, teve início no mês de julho de 2017.

Luiz Ivan Schroeder, diretor de imagem pública do Rotaract | Foto Eduardo Montecino/OCP Online

Luiz Ivan Schroeder, diretor de imagem pública do Rotaract | Foto Eduardo Montecino/OCP Online

Entre os principais projetos desenvolvidos pelo Rotaract local está o “Mais que um lacre”, antes denominado “Lacre do bem”. Conforme o diretor de imagem pública, nessa gestão as ações estão mais profissionalizadas e o projeto conseguiu uma forte parceria com a Secretaria Municipal de Educação e com a Fiesc.

“A Fiesc tem um projeto igual, chamado Força do lacre, que seria implantado em Jaraguá do Sul. Chegando aqui, viu que já existia o Lacre do bem e não achou interessante fazer um projeto concorrente e se uniu a nós”, ressalta Schroeder.

Com essa parceria, no fim do ano foram conquistadas três cadeiras de rodas. De julho de 2017 até agora já foram entregues seis cadeiras pelo Rotaract.

“De nove pontos de coleta iniciais, passamos para 40 e estamos indo para 80. Vamos passar de 120 parceiros indiretos, atingindo mais de 40 mil pessoas. São metas que traçamos desde o início da gestão”, diz o presidente Henrique Modro.

https://ocponline.com.br/corupa-desenvolve-plano-de-turismo-focado-no-desenvolvimento-sustentavel/

Além de desenvolver projetos locais, o Rotaract de Jaraguá do Sul também participa dos de âmbito distrital, junto a clubes do Norte do Estado. O “Todos Por Um – Praia Limpa”, realizado em Navegantes, consistiu na limpeza de uma faixa da orla marítima da praia central e restinga por jovens de Penha, Navegantes, Joinville, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Blumenau, Timbó, entre outros.

Durante a preparação para esta ação, os rotaractianos participaram de palestra sobre como o lixo influencia na morte dos animais desse ecossistema.

Principais projetos desenvolvidos em Jaraguá do Sul

Mais que um lacre (antigo Lacre do Bem)

Consiste na arrecadação de lacres de latinhas, que são trocados por cadeiras de rodas. 140 garrafas PET de 2 litros somadas resultam num peso de aproximadamente 90kg de alumínio. Esses lacres são levados para Joinville para uma empresa de fundição que compra o material e o valor equivalente é o mesmo de uma cadeira de rodas básica. Então é feita essa troca.

Scützenfest no Lar das Flores

Durante a realização da Schützenfest, o Rotaract leva toda a cultura da festa para o Lar das Flores. Todos os moradores daquele espaço têm contato com banda típica que toca no evento, grupo folclórico que se apresenta, culinária alemã, reis e rainhas do Tiro e rainhas da Schützenfest.

Feliz natal

Evento voltado para as crianças e adolescentes dos abrigos municipais de Jaraguá do Sul. Neste projeto, cada morador dessas instituições escreve uma cartinha para o Papai Noel, que é recolhida pelo Rotaract, que busca padrinhos para patrocinar os presentes solicitados. No dia do evento, além de receberam os presentes, há uma confraternização com brinquedos infláveis, palhaços, Papai Noel.

Copa de futsal Rotaract

Evento para arrecadar recursos para o clube desenvolver seus projetos sociais.

Arrecadação de alimentos

Em parceria com o Cooper, é feita uma ação de um dia, com arrecadação de aproximadamente uma tonelada de alimentos. Neste ano, será realizada a décima edição.

Dia municipal do Rotaractiano

A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul aprovou projeto de lei de autoria do vereador Anderson Kassner, que institui o dia 13 de março como o Dia Municipal do Rotaractiano. Conforme Henrique Modro, ainda falta o projeto ser assinado pelo prefeito Antídio Lunelli.

“Em outros municípios essa lei municipal já existe. Nossa intenção é que ele fosse aprovado agora, no cinquentenário, pois o dia escolhido foi em alusão ao dia de fundação do Rotaract no mundo. Ele homenageia todo o trabalho que os associados vêm fazendo e também os que já passaram pelo clube e fizeram a diferença, desde 1986 para cá”, explica.

As ações do Rotaract de Jaraguá do Sul acontecem no piso L2 do Jaraguá do Sul Park Shopping.

https://ocponline.com.br/video-ocp-mostra-os-bastidores-da-igreja-apostolo-pedro-de-jaragua-do-sul/