Abertas as inscrições para o Programa Bolsa Técnico Cultural em Jaraguá do Sul

Por: Pedro Leal

20/01/2022 - 15:01 - Atualizada em: 20/01/2022 - 15:56

Profissionais envolvidos com o Programa Bolsa Técnico Cultural estiveram reunidos recentemente no Centro de Artes e Esporte Unificados (CEU) Mestre Manequinha para deliberar sobre a continuidade da proposta e organizar os trabalhos de 2022.

O Programa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), oferece cursos gratuitos de técnica vocal; canto coral infantil, juvenil e adulto; musicalização infantil; violão; ukulele; violino; percussão; teatro; artes plásticas; danças urbanas; danças modernas e balé. Todas as modalidades são organizadas em grupos, conforme a faixa etária e nível técnico dos alunos.

Os interessados devem enviar e-mail até o dia 10 de fevereiro para bolsacultural@jaraguadosul.sc.gov.br, informando nome completo, idade, modalidade pretendida, local de preferência e número de celular para contato. Feito isso, os técnicos da secretaria entrarão em contato para mais informações.

O Programa Bolsa Cultural foi criado em 2018 e, desde então, vem recebendo incremento, melhorias e ajustes. Os professores foram selecionados por meio de edital, o que garantiu qualificação técnica, beneficiando cerca de quatro mil alunos. Em 2021, além de mais professores, foram ampliadas as modalidades dos cursos ofertados e os locais de realização. Ainda em 2021, a Secel promoveu a aquisição de instrumentos musicais, equipamentos de som e material de trabalho para todos os cursos.

A equipe gestora apresentou o código de ética e conduta, além das rotinas administrativas que deverão ser seguidas pelos professores, como avaliação dos alunos e controle de frequência. Na ocasião, a secretária Natália Lúcia Petry solicitou que cada técnico cultural fizesse uma avaliação dos trabalhos com sugestões e necessidades e também deixou clara a importância de ouvir a comunidade para que o programa seja aperfeiçoado.

“O Programa Bolsa Cultural foi criado para atender o munícipe que deseja fazer atividades culturais e precisamos ouvir a opinião de todos para que a prestação de serviços à população melhore. Contamos com aulas de música, teatro, canto, artes plásticas e danças, mas poderemos incluir outras manifestações culturais, de acordo com o interesse do público”, explica a secretária.