7 de Setembro: “Oportunidade de estimular valores como cidadania e respeito nas crianças”, diz capitão da PM

Por: Elissandro Sutil

08/09/2017 - 06:09 - Atualizada em: 17/04/2018 - 16:49

O azul do céu, em harmonia com a combinação verde e amarelo que predominou ao longo da rua Reinoldo Rau, deixavam claro para quem se destinavam as homenagens na manhã de quinta-feira (7). No feriado da Independência, cerca de duas mil pessoas participaram do desfile cívico representando escolas das redes municipal, estadual e particular, além de outras entidades atuantes em Jaraguá do Sul. A Polícia Militar estima que cerca de dez mil pessoas prestigiaram o momento.

Abertura oficial do desfile ocorreu com a passagem dos integrantes do 14º Batalhão de Polícia Militar | Foto Eduardo Montecino/OCP

Os responsáveis por abrir o desfile foram os policiais do 14º Batalhão, mostrando parte da estrutura que faz o policiamento nas ruas do município e alguns programas desenvolvidos em parceria com a comunidade, como o Proerd e o Conseg. Um dos destaques da primeira passagem foi um grupo de PMs desfilando junto de seus filhos.

Capitão Benda aproveitou o dia para incentivar o filho, João, a desenvolver valores como cidadania e respeito | Foto Eduardo Montecino/OCP

Entre eles, estava o capitão Antônio Benda Rocha e o filho João Antônio Benda Rocha, de oito anos, que participava pela segunda vez das comemorações de 7 de Setembro. “Ele fica muito entusiasmado em acompanhar. É uma oportunidade de estimular valores como cidadania e respeito nas crianças, promover essa integração e mostrar que existem maneiras de melhorar o país e as pessoas”, enfatiza o capitão. Para o menino, o desfile foi um momento divertido. “Conheci muitas pessoas e tirei fotos com o leão do Proerd”, conta João.

A comitiva do 14º Batalhão foi a preferida da pequena Gabrielli Glowatski, de sete anos. Os pais, Gerson e Márcia, costumam assistir o ato cívico todos os anos para valorizar a pátria e as entidades que trabalham na cidade. “A sociedade precisa dessa interação entre os setores, sendo as ações voluntárias uma das mais importantes”, destaca Glowatski.

Com aplausos calorosos do público, desfilaram os representantes da Força Expedicionária Brasileira | Foto Eduardo Montecino/OCP

Na sequência, vieram os veteranos da Força Expedicionária Brasileira, a Apae (Associação de Pais e Amigos Excepcionais) e a AMA (Associação de Amigos do Autista). Os grupos foram recebidos com aplausos calorosos do público. Integrantes da AMA soltaram balões azuis pelo céu. Encerrando a participação da entidade, estavam seus fundadores, Inês Gorges da Silva e Eli da Silva, junto do filho Daniel Augusto da Silva. “Para nós é muito gratificante estar presente neste momento, relembrar a nossa trajetória e apresentar um pouco do trabalho da AMA à população. O Daniel também adora participar”, observa Inês.

Os centros municipais de educação infantil foram representados pelos CMEIs: Jader Marcolla, Professora Ilse Dumke Giese, Onélia Muller Ersching, Rodolfo Hufenuessler, Márcio Klinkoski, Estrada Nova, Wolgang Weege, Alexander de Boba e Cecília Satler Karsten.

Com sorriso no rosto e empolgação, as crianças dos centros de educação infantil foram as responsáveis por descontrair e encantar o público | Foto Eduardo Montecino/OCP

Os grupos que participam do projeto de bandas nas escolas municipais abrilhantaram o desfile e tiveram pelotões intercalados entre as entidades participantes do evento, como a da escola Alberto Bauer, Albano Kanzler, Jonas Alves de Souza, Francisco Solamon e Luiz Gonzaga Ayroso. Uma fanfarra de Blumenau, da instituição General Luis Esteves, também passou pela Reinoldo Rau tocando músicas típicas alemãs.

Bandas das escolas municipais mostraram resultado dos ensaios dando ritmo ao desfile | Foto Eduardo Montecino/OCP

Ainda estavam presentes as sete escolas centenárias de Jaraguá do Sul: Professora Gertrudes Steilen Milbratz, Ribeirão Molha, Luiz Gonzaga Ayroso, Ricieri Marcatto, Ribeirão Cavalo, Professor Antônio Estanislau Ayroso e Professor Henrique Heise.

Os grupos de escoteiros 14 Bis e Jacoritaba, os Soldados da Mata, o Sesc, o Senai e os Bombeiros Voluntários vieram em seguida, fechando a programação alusiva ao Dia da Independência, que começou na segunda-feira (4), com ato cívico em frente à Prefeitura.

Autoridades municipais e regionais acompanharam o desfile do palanque oficial, montado na esquina da rua Luiz Kienen com a Reinoldo Rau, onde estavam o prefeito Antídio Lunelli, o vice Udo Wagner, o secretário de Desenvolvimento Sustentável do Estado, Carlos Chiodini, secretários municipais, vereadores, e o oficial do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil, Jean Michel Jungblut.

ESCOLAS ENFATIZAM BUSCA POR RESPEITO E VALORIZAÇÃO

Além da leveza e colorido das crianças, mostrados em passagens como a do grupo folclórico Boi de Mamão, da escola municipal Ribeirão Molha, o tradicional desfile de 7 de Setembro teve espaço para conscientização e busca por melhorias na educação. Professores e alunos de escolas estaduais, como o grupo representante da Heleodoro Borges, desfilaram com placas pedindo por respeito, valorização dos profissionais, empatia, menos ódio e preservação do meio ambiente. Uma delas fazia menção à professora agredida por um aluno no município de Indaial no mês passado. Os projetos sociais e educacionais desenvolvidos pelas instituições e entidades também foram levados à rua.

TRADIÇÃO EM VERDE E AMARELO

Sentada no meio fio para assistir ao desfile com mais conforto e não perder nenhum detalhe, a aposentada Zelpa Zelinda Tavares, de 89 anos, chamava atenção de quem passava demonstrando seu amor ao país. Para prestigiar o ato cívico, a idosa apostou em uma combinação de tons de verde, que iam dos sapatos aos brincos.

Aposentada, Zelpa fez questão de usar acessórios e roupas da cor verde para apreciar o desfile | Foto Eduardo Montecino/OCP

“Meu marido era primeiro tenente da Aeronáutica, eu sempre o acompanhava nos desfiles. Quando era adolescente participava da celebração pela escola. É uma tradição que mantenho até hoje”, recorda Zelpa.

O patriotismo também esteve presente na formação do aposentado Alair Lescowich que, por coincidência, comemora seu aniversário no dia 7 de Setembro. Completando 70 anos ontem, ele avalia que com o tempo o ato cívico foi ficando mais organizado e com a participação de mais grupos. “Observo que o público assiste com respeito. É muito importante tirar um tempo do dia para prestigiar o desfile”, salienta.

O jaraguaense Alair, junto da esposa Catarina, comemorou o seu aniversário de 70 anos participando do ato cívico | Foto Eduardo Montecino/OCP

Veja também:

Desfile da Independência reúne mais de cinco mil pessoas em Schroeder

Cerca de 5 mil pessoas participaram do Desfile da Independência em Corupá