Está chegando uma das datas comemorativas que impulsiona as vendas no comércio do país! Em Santa Catarina, o gasto médio com presentes para o Dia dos Pais será de R$ 156,39, conforme a última pesquisa divulgada pela Fecomércio SC.

Para preparar os consumidores para as compras do período, o Procon de Gaspar separou três dicas que podem evitar problemas na hora de escolher os presentes. Confira!

1. Antes de comprar, pesquise

Antes de realizar qualquer compra, a pessoa deve sempre pesquisar em diferentes estabelecimentos e verificar as vantagens oferecidas conforme a forma de pagamento escolhida. A recomendação é de, sempre que possível, optar pelo pagamento à vista. Geralmente, há descontos e o consumidor evita futuros endividamentos com cartões de créditos.

Se houver diferença entre o preço na vitrine e o preço afixado no produto, prevalece sempre o menor preço. Porém, há necessidade de boa-fé nas relações entre comerciantes e consumidores.

2. Certifique a possibilidade de troca

Não esqueça de sempre se certificar na loja sobre a possibilidade de troca caso o presente não agrade ou não sirva. De acordo com o artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor, a troca só se torna obrigatória em caso de vício na mercadoria.

O prazo de garantia é de 30 dias para produtos não duráveis (alimentos) e 90 dias para os duráveis (eletrodomésticos, veículos, celulares, equipamentos eletrônicos, entre outros). Extrapolado esse prazo, é possível exigir uma das alternativas previstas no Código de Defesa do Consumidor, um produto similar, a restituição imediata da quantia paga ou o abatimento proporcional do preço.

3. E as compras feitas pela internet?

Nas compras realizadas fora do estabelecimento comercial (por internet ou telefone), é importante que o consumidor fique atento ao prazo de arrependimento estabelecido pelo artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor. O consumidor tem o prazo de sete dias corridos, a contar da data do recebimento do produto, para desistência.

-

Quem está pensando em comemorar com o pai em algum restaurante, o Procon também alerta sobre as taxas de serviços que são opcionais, o cliente escolhe se vai pagar ou não. Em qualquer compra, é recomendado sempre pedir nota fiscal do produto.

Quer receber as notícias no WhatsApp?