Uma luta valendo o título do peso-leve na África do Sul terminou com uma cena chocante. No 10º round, Simiso Buthelezi partiu para cima de Siphesihle Mntungwa, que caiu nas cordas e o árbitro paralisou o combate para ele se levantar.
Mas quando o combate recomeçou, Buthelazi ficou desnorteado e começou a socar o ar na direção contrária do oponente. O árbitro encerrou a luta imediatamente e a federação do país adiou a decisão de um vencedor por tempo indeterminado.
Very scary in South Africa please ?? for Simiso Buthelezi (4-1). At 2:43 of the 10th & final round, Siphesihle Mntungwa (7-1-2) falls through the ropes but then Buthelezi appears to lose his understanding of the present situation. Mntungwa takes the WBF African lightweight title pic.twitter.com/YhfCI623LB
— Tim Boxeo (@TimBoxeo) June 5, 2022
Buthelazi foi levado para um hospital e foi diagnosticado um sangramento no cérebro. O sul-africano se encontra em estado grave e os médicos afirmaram que ele "precisa de um milagre" para conseguir se recuperar.
“Nós descobrimos que ele tem um sangramento no cérebro e, infelizmente, a condição dele não possibilita que os médicos o operem”, disse o Dr. Buyi Mabaso-Dlamin, responsável pelo atleta no hospital de Durban.
Os médicos acreditam que o lutador pode ter sofrido uma lesão antes da luta que foi se agravando com o passar do tempo.