Lusia "Lucy" Harris, a pioneira do basquete que ganhou uma medalha de prata nos Jogos Olímpicos de 1976 e a primeira mulher negra a entrar no Hall da Fama do Basquete, morreu aos 66 anos. A causa da morte não foi divulgada.

"Estamos profundamente tristes em compartilhar a notícia de que nosso anjo, matriarca, irmã, mãe, avó, medalhista olímpica, 'Rainha do Basquete', Lusia Harris faleceu inesperadamente hoje no Mississippi", disse a família em comunicado.

Harris foi uma jogadora de destaque no ensino médio antes de ingressar na Delta State, onde ganhou três campeonatos nacionais consecutivos e foi três vezes MVP (Jogadora Mais Valiosa).

Ela liderou a seleção dos Estados Unidos na conquista da medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos, em 1975, e prata no ano seguinte, nos Jogos de Montreal, a primeira Olimpíada a ter um torneio feminino de basquete.

Depois, foi convocada pelo New Orleans Jazz da NBA em 1977, mas nunca jogou na liga, preferindo se concentrar em construir uma família.

A norte-americana foi introduzida no Hall da Fama do Basquete Naismith em 1992 e no Hall da Fama do Basquete Feminino em 1999.

Sua história de vida foi narrada em um documentário aclamado pela crítica no ano passado, intitulado "The Queen of Basketball".

*Com informações de Agência Brasil