Após três etapas completadas na seletiva FIA Girls On Track - Rising Stars, a catarinense Antonella Bassani está classificada para a final.
Promovido pela Federação Internacional de Automobilismo, o programa dará à vencedora uma vaga na F4 Italiana, representando a Academia de Pilotos da Ferrari.
A terceira e penúltima etapa foi encerrada na quarta-feira (4), com sessões de classificação e simulação de corrida a bordo de um Formula 4, no circuito de Paul Ricard, na França.
“Foi tudo muito novo para mim. Segunda vez que dirigi um carro de Fórmula, então precisei me adaptar bem rápido. O nível das competidoras é bem alto, foi um grande desafio, então estou muito feliz e motivada por ter sido selecionada”, disse a catarinense de 14 anos, natural de Concórdia.

Escolhida entre mais de 70 inscritas do mundo todo, Antonella participou da primeira fase presencial, que reuniu 20 meninas em Paul Ricard.
Ao fim de uma semana de atividades, ainda utilizando o kart nas pistas, ela foi selecionada para o grupo de oito garotas que integrou o Training Camp 2, na qual foram avaliadas também num carro de Formula 4, e da onde saíram as quatro finalistas.
Além de Antonella estão classificadas a também brasileira Julia Ayoub (15), a francesa Doriane Pin (16) e a holandesa/belga Maya Weug (16).
A grande final do programa acontece na sede da Ferrari, em Maranello, Itália, onde as selecionadas serão testadas em treinos na pista de Fiorano, também com o carro da Formula 4.

Iniciando na próxima segunda-feira (9), também serão feitos testes físicos, mentais, sessões de simulador e entrevistas com as candidatas.
Nesta última fase, as avaliações serão diretamente com a equipe de técnicos e engenheiros da Ferrari.
"Estou ansiosa e me preparando muito para a fase final. Não imaginava chegar tão longe, mas estou confiante, e dando o meu melhor a cada uma das atividades", finalizou Antonella.
História no automobilismo
Antonella é uma das revelações do kart brasileiro e tem Bia Figueiredo como sua grande tutora. Entre seus principais feitos estão o vice-campeonato do Sul-Americano de Rotax, no Peru e o vice-campeonato Brasileiro de Rotax, ambos em 2016.

Além disso, foi 8º lugar no Rotax Max Challenge Grand Finals – considerado as Olimpíadas do Kart -, em 2017, em Portugal, a melhor colocação de uma brasileira em Campeonatos Mundiais.
Fonte: Eversports
- Fórmula 1 pode ser transmitida na TV Cultura a partir de 2021
- Com vitória no GP de Portugal, Hamilton bate recorde na Fórmula 1
- Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 deve mudar para o Rio de Janeiro
- Estudo aponta Ayrton Senna como o piloto mais rápido da Fórmula 1 nas últimas décadas
Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:
Telegram Jaraguá do Sul