Integrante do Clube de Xadrez Jaraguá (CXJa/Secel), Nicole Nunes, de 11 anos, se sagrou campeã brasileira Sub-12 feminino, no ritmo Blitz, e ainda garantiu uma medalha de bronze no ritmo Rápido.
Os feitos foram alcançados na semana passada em Natal (RN), onde ocorreu o FENAC (Festival Nacional da Criança) e o FENAJ (Festival Nacional da Juventude), com a participação de centenas de enxadristas de todo o país.
Em 2022, a jaraguaense já havia faturado o título brasileiro no ritmo Pensado, o que deu o direito de participar do Programa Futuros Olímpicos, desenvolvido pela Confederação Brasileira de Xadrez.
Nele, a enxadrista terá acompanhamento, treinamento e a preparação para representar o Brasil em competições internacionais, além de fazer parte da Equipe Olímpica Brasileira do Futuro. A intenção é que ela esteja preparada para representar o país nas Olimpíadas, dentro de alguns anos.
Christian Oliveira Luz, de 15 anos, também participou da competição na categoria Sub-16 e ficou em 12º lugar nos ritmos Blitz e Rápido.
Atleta sobe ao pódio no Aberto Rio
O CXJa também foi representado no II Aberto Rio de Xadrez 2023, que contou com a participação de 129 enxadristas de diversos países, como: França, Estados Unidos, Argentina, Holanda, Romênia, Uruguai, Bolívia e Brasil.
O GM (Grande Mestre) Evandro Amorim Barbosa subiu ao pódio ao ficar na terceira colocação. Além dele, o GM Lucas Piccoli terminou o evento em 39º lugar.
“O terceiro lugar geral do GM Evandro coloca Jaraguá do Sul em destaque num evento que reúne enxadristas do mais alto nível no cenário mundial. Uma conquista importante para nosso município”, afirmou o técnico Renan Levy da Costa.
- Equipe jaraguaense de xadrez tem medalhistas em torneio de Blumenau
- Clube de Xadrez Jaraguá é destaque no Campeonato Catarinense
- Xadrez jaraguaense acumula pódios em duas competições estaduais
- Clube de Xadrez Jaraguá é campeão geral do Festival Catarinense 2023
- Enxadristas de Jaraguá do Sul sobem ao pódio em torneio escolar