Em final tensa, Farintur vira sobre Difuntos e conquista primeiro título da Copa Beira Rio

Por: Lucas Pavin

10/02/2018 - 01:02 - Atualizada em: 11/02/2018 - 09:34

Casa cheia, expulsões, tensão, equilíbrio, gols e muita emoção. Com ótimo público no ginásio do Beira Rio Clube de Campo, o duelo entre Farintur/Roma e Difuntos teve todos os ingredientes de uma grande final. No fim, prevaleceu a eficiência do Farintur, que foi cirúrgico no segundo tempo e superou o rival massarandubense por 3 a 2, na noite desta sexta-feira (9), faturando o título inédito da Copa Beira Rio de Futsal, que completou sua 7ª edição na atual temporada. Com isso, o time de Schroeder coroa a boa fase na região ao conquistar o segundo troféu consecutivo em competições de futsal amador, já que são os atuais campeões do Peladão.

Quer receber as notícias do OCP Online pelo whatsApp? Basta clicar aqui

Todos os gols saíram no segundo tempo. Léo Botelho abriu o placar para o Difuntos, mas Luis Fernando, Leandro e Alan Henrique viraram para o Farintur. Nos últimos segundos, Juninho ainda diminuiu para a equipe de Massaranduba, porém, não evitou a vitória dos schroedenses, que conseguiram ‘vingar’ a goleada sofrida para o rival na primeira fase, pelo placar de 4 a 1, no dia 1º de fevereiro. Além da taça, os campeões levaram para casa uma premiação de R$ 2 mil.

Lance da final entre Farintur (camisa amarela) e Difuntos I Foto: Lucas Pavin/Agência Avante!

“A única derrota que sofremos na competição foi para eles (Difuntos) e aquele jogo foi um divisor de águas para nós. Crescemos com aquela derrota e mesmo não fazendo um grande jogo na final, lutamos muito, e fomos coroados com o título”, disse Leandro, capitão e autor de um dos gols do Farintur. “Não conseguimos jogar direito contra o boa defesa do Farintur e foi um jogo muito truncado. Eles aproveitaram melhor as chances e foram felizes. Futebol é assim, mas não deixa de ser uma ótima campanha do Difuntos, que só perdeu esse jogo da final por detalhes. Infelizmente não foi dessa vez”, lamentou Guigo, do Difuntos.

Nas premiações individuais, Leandro, do Farintur, e Juninho, do Difuntos, dividiram a artilharia com seis gols cada. Já o goleiro menos vazado foi Dudu, do Galácticos/Estopack, com nove tentos sofridos, enquanto Luan, do Farintur, foi eleito atleta destaque do campeonato. Promovido pelo Beira Rio Clube de Campo, o certame teve um total de 106 gols marcados em 17 partidas, perfazendo uma média de 6,2 tentos por jogo.

O jogo

Como já era esperado, a decisão apresentou muito equilíbrio do início ao fim. Prova disto foi a etapa inicial. Com marcações firmes e jogadas duras, ambas as equipes brigavam por cada bola, anseios em levantar a primeira taça do torneio. Na primeira metade, o Difuntos mostrou uma certa superioridade e criou as melhores oportunidades, principalmente quando Marcelinho levou o segundo cartão amarelo e foi expulso, deixando o Farintur com um a menos. Mas os schroedenses contaram com boas defesas do goleiro Lucas, que conseguiu segurar o ímpeto do adversário.

Já nos últimos dez minutos, foi a vez do Farintur controlar as ações ofensivas e ter vantagem numérica em quadra, após Dhioo também ser expulso ao levar o segundo cartão amarelo. Chances não faltaram para equipe de Schroeder marcar, sendo as melhores em dois tiros livres diretos, aos 17 e 18 minutos. Porém, o goleiro Daniel pegou as cobranças de Markinhos e Luis Fernando, mantendo o placar zerado até o intervalo.

O panorama se manteve no segundo tempo, mas diferente dos 20 minutos iniciais, os gols resolveram sair. Logo no primeiro lance, Léo Botelho aproveitou contra-ataque rápido e colocou os massarandubenses na frente. Mas a reação do Farintur não demorou muito e dois minutos mais tarde, Luis Fernando fez bela jogada individual e marcou um bonito gol para deixar tudo igual. A partir daí, as defesas se sobressaíram sobre os ataques e as equipes levaram pouco perigo a meta adversária.

Jogadores do Farintur comemorando o gol da virada, marcado pelo capitão Leandro (C) I Foto: Lucas Pavin/Agência Avante!

Isso até os 15 minutos, quando Leandro arriscou chute de longe, a bola desviou na zaga, enganando o goleiro e morrendo no fundo da rede. Com a desvantagem, o Difuntos se lançou ao ataque e o Farintur soube aproveitar as brechas na defesa para anotar o terceiro gol, aos 17, em contra-ataque finalizado por Alan Henrique. Os representantes de Massaranduba ainda tentaram uma pressão final e até descontaram com Juninho, restando nove segundos para o fim. Mas já era tarde. Placar final: 3 a 2 Farintur.