A equipe de vôlei do Cruzeiro anunciou a suspensão de Wallace por tempo indeterminado após o jogador fazer uma enquete no Instagram perguntando aos seus fãs se atirariam no Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
"A diretoria do Sada Cruzeiro, reforça, novamente, que repudia qualquer ato que possa significar incitação à violência, após as postagens do atleta Wallace. Atento aos desdobramentos, o clube informa que vem tomando providências diante do fato. O clube exigiu do atleta Wallace a plena retratação e um pedido de desculpas a todos que se sentiram ofendidos com as suas postagens. Conforme previsto em contrato, o Sada Cruzeiro informa que Wallace será punido com afastamento e uma suspensão por tempo indeterminado”, disse o clube, em nota.
Após a suspensão, o campeão olímpico se manifestou pela primeira vez depois da grande repercussão do caso e pediu desculpas, declarando que "não tinha intenção de incitar a violência".
"Quem me conhece sabe que eu jamais incitaria violência em hipótese alguma, principalmente ao nosso Presidente. Então, venho aqui pedir desculpas, foi um post infeliz que eu acabei fazendo. Errei”, afirmou.
“Estou aqui pra falar sobre os stories de ontem, junto com a enquete, que acabou gerando uma repercussão social muito ruim. Estou aqui pedindo desculpas, porque quando você erra, não tem jeito. Você tem que assumir seu erro e se desculpar. Jamais tive a intenção de incitar à violência ou ódio, não é da minha pessoa. Não foi isso que o esporte me ensinou e não é isso que quero passar pra ninguém. Um abraço”, completou.
Ver essa foto no Instagram
A polêmica iniciou na segunda-feira (30), quando o oposto postou fotos em um clube de tiro e abriu uma caixa de perguntas para os fãs. Um deles perguntou se o oposto daria um tiro no rosto do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ele abriu uma enquete para saber se algum de seus seguidores faria isso.
Horas depois, o jogador do Cruzeiro apagou a publicação, mas diversos prints já haviam circulado na internet.
O ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta acionou a Advocacia-Geral da União (AGU) para tomar providências contra Wallace.
"Esta postagem foi feita pelo jogador de vôlei do Cruzeiro, e ex-atleta da seleção brasileira, Wallace Leandro em seu Instagram. Já acionei a AGU e vamos tomar todas as providências necessárias. Não vamos tolerar ameaças feitas por extremistas e golpistas!", escreveu Pimenta.
A Comissão de Combate às Discriminações da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) anunciou que deve denunciar o oposto pelo crime de incitação à violência. A Confederação Brasileira de Vôlei também emitiu comunicado dizendo que repudia a incitação à violência.