Zoo Pomerode: uma experiência incrível e inesquecível

Por: Elissandro Sutil

15/12/2015 - 11:12 - Atualizada em: 22/12/2021 - 14:57

Pra quem é da região, fica praticamente impossível pensar na cidade mais alemã do Brasil sem que o Zoológico de Pomerode venha em mente. Fundado em 1932, por Hermann Weege (1877 – 1947), importante empresário e político da cidade, o Zoo se tornou não só um marco para o Estado, mas também para o país, sendo que a história por trás de sua criação é ainda mais fantástica.

Com 89 anos de história, o Zoo Pomerode tem trabalhado ao longo dessas oito décadas arduamente com muita ética, e sobretudo, respeitando individualmente cada animal mantido sob cuidados humanos. Por meio da educação ambiental, conscientizam os visitantes da importância da preservação das espécies.

A história do Zoo

Você sabia que um acidente, em 1924, foi advento que marcou a criação do zoológico? Um vazamento no reservatório de água das indústrias de Weege formou diversas lagoas por Pomerode. Após o acontecimento, ele começou a criar animais domésticos nos fundos da sua casa. Depois, o empresário criou capivaras e porcos do mato. Com o tempo, o espaço também passou a receber jaguatiricas, onças e outros animais maiores.

Lagoas formadas após o acidente.

Os anos foram passando e a importância do zoológico, o primeiro privado no Sul do Brasil, foi aumentando. O zoo foi registrado no Ministério da Agricultura em 1941. Isso possibilitou a permanência de outros animais como macacos e águias. O registro também possibilitou a vinda de animais exóticos para o local.

O ano de 1950 foi muito importante para a história do zoológico. O local passou a criar e procriar ursos e grandes felinos como pumas, onças pretas e leões. Nesta década, pinguins, serpentes e peixes ornamentais reforçaram o plantel do zoológico. Outro grande acontecimento foi a criação da Fundação Hermann Weege, que administra o espaço até hoje.

Os anos 80 foram marcados pelo aumento no número de recintos do zoológico. Foram construídas as primeiras alas: aves, primatas e pequenos mamíferos. A partir dos anos 90 o zoológico passou a receber dinheiro da Prefeitura de Pomerode.

Década de 60

Importância e ações de preservação

Atualmente no Zoo Pomerode vivem aproximadamente 1.000 animais pertencentes a 240 espécies, onde muitas correm risco de extinção na natureza, sendo necessário o esforço de conservação e cuidados dos tratadores, biólogos e veterinários. O Zoo desenvolve atividades de reprodução destas espécies, destacando a jacutinga, o papagaio-charão, ararajuba, papagaio-do-peito-roxo e o gato-maracajá, dentre outras.

Além de trabalhar na conservação das espécies, o local desenvolve um programa de Educação Ambiental desde 2002. O programa procura sensibilizar e conscientizar as crianças que os problemas ambientais são fruto de uma relação desequilibrada entre a natureza e a sociedade, além de promover ações que contribuam com a melhora da qualidade ambiental tendo como princípio o respeito a todas as formas de vida.

O zoo presta atendimento aos diversos animais resgatados pelos órgãos ambientais (IBAMA, FATMA, Polícia Militar Ambiental), e os animais que mais recebem cuidados dos tratadores são os elefantes, que foram resgatadas de circos.

Outras experiências

O Zoo também conta com algumas atrações como o Cinema 7D que proporciona as mais surpreendentes emoções em uma aventura de sete dimensões. São 17 opções de filmes, com duração de quatro a nove minutos.

Final de ano

Onde encontrar

O Zoo Pomerode integra a Rota Alemã e está localizado na Rua Hermann Weege, 180, no Centro de Pomerode. Entre em contato pelos telefones (47) 99750 1211, (47) 99750 2877, (47) 3387-4260, (47) 3387-2659. Fique por dentro das novidades pelo site do Zoo Pomerode, Facebook e Instagram.