Voluntários de Jaraguá do Sul: Há 25 anos Donizeti faz a diferença no esporte jaraguaense

Fazer a diferença, sem cobrar nada em troca. Uma gentiliza gera outra gentileza. Estas até parecem frases simples, mas representam muito o que é ser um voluntário. Em inúmeros casos e nas mais diversas áreas existem pessoas que dedicam grande parte do próprio tempo para transmitir o bem para quem precisa.

No esporte não é diferente e mais especificamente em Jaraguá do Sul, um trabalho desenvolvido há décadas serve de exemplo como uma prática essencial, capaz de tirar a garotada da rua e das atividades ilícitas.

Natural de Nova Fátima (PR), mas radicado na cidade ao Norte catarinense há 27 anos, Aparecido Donizeti Gonçalves, 53, tem feito a diferença na vida de muitas crianças e adolescentes.

Projeto criado por Donizeti completa 25 anos | Foto Eduardo Montecino/OCP News

Projeto criado por Donizeti completa 25 anos | Foto Eduardo Montecino/OCP News

Espelhado na educação e ensinamentos absorvidos pelo pai Olímpio e mãe Almerinda, o policial militar idealizou em 1993 e mantém até hoje o projeto ‘Ser Nova Geração’.

Com o objetivo de instruir jovens a uma formação de caráter educativo, esportivo, cívico, social e cultural, Donizeti, como é mais conhecido, oferece a iniciação esportiva nas modalidades de atletismo e futebol, atendendo jovens de 8 a 14 anos, da Escola  Alvino Tribess, no bairro Vieiras.

Mudando vidas

Do início há 25 anos, quando chegou a influenciar pessoas até 17 anos, já foram aproximadamente 2 mil envolvidos no projeto, que se tornou uma referência no município. “Nunca tive preocupação ‘do quanto vou ganhar com isso’, pois me sinto muito feliz compartilhando as lições que aprendi.

Um dos meus ideais continua sendo fazer as crianças e adolescentes se distanciarem do mundo das drogas. E tenho conseguido êxito”, aponta Donizeti. Casado e pai de três filhos, Donizeti ingressou no exército brasileiro com 19 anos e depois seguiu a vida de policial militar.

Mas nem por isso, deixou o esporte, que andou ao seu lado desde pequeno. Apaixonado por futebol e atletismo, sendo que o último chegou a ser destaque em provas de longa distância, ele ainda sempre carregou consigo o prazer de ajudar o próximo, desde muito cedo.

Crianças são o principal foco da iniciativa | Foto Eduardo Montecino/OCP News

Crianças são o principal foco da iniciativa | Foto Eduardo Montecino/OCP News

Aos 13 anos, observava muitos jovens serem excluídos das equipes de futebol da sua terra natal por trabalharem como “boia fria” – meninos que saíam de casa na madrugada e quando iam almoçar, a comida já estava fria -, em lavouras de café, algodão, corte de cana. Foi aí que organizou um time formado  apenas por estes profissionais, permanecendo por seis anos até sair para servir no Exército.

Quando chegou a Jaraguá do Sul, então decidiu voltar a auxiliar a vida dos mais novos, criando o ‘Ser Nova Geração’, que tem suas atividades duas vezes por semana.

De lá para cá, grandes talentos esportivos, profissionais de educação física e nas mais diferentes áreas foram formados pelo PM, que espera continuar com o trabalho voluntário por um longo tempo.

“Mesmo estando com meus 53 aninhos, peço cada vez mais a Deus que me conceda o suficiente para prosseguir fazendo o bem e contribuindo na formação das crianças e adolescentes, para que no futuro tenhamos grandes homens e grandes mulheres, de sucesso na vida pessoal e profissional”, destaca Aparecido Donizeti Gonçalves.

Como ajudar

O projeto já conta com seis apoiadores para aquisição de uniformes, despesas com inscrições e transportes nos eventos em que participam.

Para conhecer um pouco mais sobre o ‘Ser Nova Geração’ e sua participação na comunidade, basta entrar em contato pelo telefone (47) 99625-7960, com o próprio Donizeti.

Quer receber as notícias no WhatsApp?