Voluntários de Jaraguá do Sul: Daniel conquista amizades e histórias com a sua solidariedade

Daniel Ampezzan, 65 anos, é uma daquelas pessoas que transforma o ambiente quando chega e mostra os primeiros sinais de uma simpatia sem tamanho. Há dez anos, esse carisma é aguardado com expectativa pelos usuários da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Jaraguá do Sul.

Ampezzan é voluntário e auxilia as professoras que trabalham com o grupo de convivência da instituição, voltado para os usuários mais velhos. Toda semana, o veterinário aposentado está lá. Quando não pode ir um dia, vai no outro. A ausência dele é notada e cobrada.

Tudo começou com um convite de uma amiga. “Eu tinha acabado de me aposentar e ela disse que a Apae sempre precisa de gente pra ajudar porque o atendimento é praticamente individualizado. Entre as opções, eu escolhi estar em contato direto com as pessoas”, recorda.

Ampezzan auxilia nas refeições, acompanha as excursões dos alunos, conduz os cadeirantes e ajuda as professoras no desenvolvimento das atividades, por exemplo.

Mas, o principal, é doar um pouco do seu tempo e amizade. “Costumo dizer que a gente mais recebe do que dá. Eles são muito carinhosos e sensíveis”, observa.

O aposentado está há mais tempo na Apae do que muitos professores e, consequentemente, desenvolveu uma relação muito próxima com os usuários.

Uma referência de solidariedade

Segundo as professoras, o grupo de convivência tem ele como uma referência. Ser voluntário, para ele, foi algo natural. Ampezzan, nascido em Antônio Prado, no Rio Grande do Sul, conta que a região é muito cooperativa.

“É algo da nossa natureza, por isso sempre carreguei comigo essa vontade de ajudar”, comenta. Mesmo com os encantos da Serra gaúcha, Jaraguá conquistou o coração do veterinário aposentado. Para ele, a cidade é uma melhores para se viver, principalmente em aspectos de saúde e segurança.

O trabalho voluntário, segundo Ampezzan, é mais uma forma de ajudar o município a prosperar. “Enquanto tiver condições, vou ser voluntário”, completa.

Com 400 usuários, a Apae conta hoje com o apoio de dez voluntários fixos , além dos 42 integrantes da diretoria que também não cobram nada pelo serviço. Em eventos, o número de voluntários é bem maior.

Como ajudar

Caso você tenha interesse em ser voluntário na Apae, entre em contato com o serviço social da entidade, responsável pela gestão do voluntariado.

Será realizada uma entrevista para verificar quais são as habilidades e disponibilidades do candidato, além de uma análise de quais são as necessidades da instituição.

O telefone da Apae é 3370-2735. Já o e-mail é servicosocial2@apaejaragua. org.br. A entidade também tem um site: apaejaragua.com.

Quer receber as notícias no WhatsApp?