Você conhece a história do Stammtisch de Blumenau?

Por: Giulia Venutti

18/04/2019 - 12:04 - Atualizada em: 18/04/2019 - 23:17

Chega ano, passa ano, mas uma coisa é certa: uma vez ao ano cerca de 10 mil pessoas vestem a camisa de seus grupos e se reúnem na rua XV Novembro, de Blumenau, para o tradicional Stammtisch. Há 19 anos, as pessoas celebram as amizades e compartilham bons momentos juntas, mas será que elas conhecem a história do evento e como tudo começou?

Norberto Mette, Horácio Braun, Celio Kienold e Luiz Eduardo Caminha, os nomes que marcaram o evento. Tudo surgiu em 2000, quando Horácio Braun trouxe uma ideia inovadora e inédita, realizar um encontro de Stammtisch na cidade. Aquela reunião realizada originalmente na Alemanha, na qual as pessoas se encontram após o trabalho para tomar uma cerveja, mas de uma forma reinventada.

Foto: Jaime Batista/Divulgação

Segundo Norberto, o intuito seria reunir os mais de 100 grupos de Stammtisch que existiam na cidade. Porém, após a ideia ser aceita e incluída no calendário da cidade, foi constatado que na verdade não existiam tantos grupos autênticos em Blumenau. Com a preocupação do sucesso do evento na época, foi solicitado para o Convention Bureau e para a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) um apoio na organização do evento.

Foi a partir deste momento que Celio Kienold, conhecido como Periquito, Norberto Mette e Luiz Eduardo Caminha passaram a ajudar na organização e na realização do tão esperado primeiro evento, que contou com a participação de 17 grupos na rua XV de Novembro.

Durante os 19 anos de tradição, ocorreram 28 edições. Isso porque durante os primeiros anos foram realizadas duas edições por ano, uma em abril e outra em setembro. Um dos organizadores, Norberto Mette, afirma que após um tempo foi necessário cancelar uma das edições por conta de alguns problemas.

“Todo ano, o mês de setembro acaba sendo muito chuvoso e por conta disso sempre acabávamos tendo que adiar o evento. Além disso, a cada dois anos passamos pelo período eleitoral, o que acabava causando transtornos e tirando o foco do evento que é a confraternização e a diversão”, afirma.

Foto: Jaime Batista/Divulgação

Durante todos esses anos, apenas duas edições aconteceram na rua Alberto Stein, em frente à Vila Germânica, porém como o local não oferece sombras, muitas pessoas acabaram passando mal por insolação.

“A rua XV de Novembro é o único local da cidade que permite a realização do evento, pois não tranca nenhuma entrada e saída de moradias, assim como também pelo seu charme, onde acontecem todos os desfiles da Oktoberfest”, relata Norberto.

No ano passado, a organização do evento passou a utilizar o dinheiro das sobras da taxa de inscrições, utilizada para pagar as despesas do evento, em ações beneficentes. Em 2018, após todas as despesas pagas, o restante foi destinado para o Hospital Santo Antônio e para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente.

Para Norberto é surpreendente ver como o evento se transformou e cresceu ao longo dos 19 anos.

“Com o tempo, acabamos aprimorando algumas coisas e formando um regulamento, até pela questão da organização. Neste ano, aproximadamente 245 grupos estarão presentes, e olha que já tivemos anos com pelo menos 300”, comenta.

O orgulho não passa despercebido ao comentar que, de todos os eventos realizados na cidade, este foi o que mais teve sucesso, sendo replicado também em outras cidades da região. Neste ano, o Stammtisch está com data marcada para o dia 27 de abril, das 8h às 16h, na rua XV de Novembro, em Blumenau.

Quer receber as notícias no WhatsApp?