Tradição alemã: cozinhas de Corupá honram as origens com pratos germânicos

Por: Elissandro Sutil

07/07/2020 - 06:07 - Atualizada em: 07/07/2020 - 09:03

Ao visitar o território corupaense é possível perceber, de forma clara, a presença da cultura e costumes alemães na comunidade. E para quem busca emergir ainda mais neste universo, a melhor forma é a gastronomia. Ainda hoje, as tradições culinárias são mantidas, com traços do que foi trazido pelos colonizadores da cidade.

Nas ruas charmosas do município, os restaurantes tradicionais trazem sabores que são clássicos: marrecos recheados, hackapetter, strudels entre outros. Para acompanhar, não faltam bons chopes, que garantem um sonoro “Ein prosit” aos que experimentam.

No Restaurante Seminário, localizado dentro da Congregação Sagrado Coração de Jesus, a cozinha alemã é muito procurada e apreciada pelos visitantes. Sergio Fariniuk, proprietário do local, comenta que, no local, a lista de delícias germânicas é longa e completa.

O Restaurante Seminário está localizado dentro da congregação Sagrado Coração de Jesus

Os sabores imponentes são destaques no cardápio, em especial no marreco recheado e no eisbein (joelho de porco). Também são servidas salsichas alemãs que são indispensáveis no prato de quem busca uma experiência gastronômica tipicamente alemã.

Para complementar a experiência gastronômica pela cozinha germânica, no próprio Seminário, ao lado do Restaurante, também é possível desfrutar de um delicioso café colonial. Todos os domingos, o espaço serve delícias típicas, como tortas, cucas, strudel, bolos e queijos.

Apreciação de bons chopes

Em um universo de sabores típicos germânicos é indispensável falar de cervejas e chopes, e Diego Mendonça de Vargas, do pub “Alambique Velho” comenta que o corupaense tem muito carinho pela tradição cervejeira e pela apreciação da bebida.

O administrador comenta que os estilos mais procurados pela população são as clássicas pilsen e IPA. Mensalmente há uma saída de até mil litros de cerveja pilsen e até 500 litros de IPA.

A cultura cervejeira é viva dentro de Corupá

Quando o assunto é harmonização com a cozinha germânica, o administrador do pub ressalta que ela é possível com vários estilos, incluindo as pilsen e ipas, mas que dependendo do prato escolhido, vale a pena experimentar com cervejas dunkel e weizenbeer.

Banana na culinária

As terras corupaenses são conhecidas Brasil afora por produzir as bananas mais doces do país, e isso reflete não só na movimentação da economia, como também na introdução da fruta na gastronomia e lares da cidade.

Entre as sobremesas o número de opções é grande, mas um destaque precisa ser dado às tradicionais cucas de banana que contemplam os melhores cafés coloniais da cidade e região.

Cucas de banana são ponto-chave nos cafés coloniais

No restaurante “Sabores da Roça”, além de sobremesas, se serve também bananas à milanesa, que são as queridinhas de quem almoça no local. Renata Feltrin Farias e Claudinor Farias, proprietários do estabelecimento, comentam que a receptividade do público a estes sabores é alta e que isso é motivo de alegria, e aposta na fruta que movimenta a cidade.

Nos pratos salgados, a banana também aparece como ingrediente, principalmente nos lares corupaenses. A farinha de banana e biomassa, além de serem extremamente saudáveis, são muito utilizadas para complementar a alimentação ou produzir pratos sem gluten, como massas, tortas e pães, por exemplo.

A Banana Chips, encontrada nos mercados da cidade, também é uma das delícias locais. Consiste em pedacinhos de banana salgados e super saborosos.

Saboreie a gastronomia típica de Corupá

Restaurante Seminário

Endereço: Rua Padre Gabriel Lux, 900, no bairro Seminário.
Telefone: (47) 3375-0071

Pub Alambique Velho

Endereço: Rua Roberto Seidel, 816 – fundos do Supermess, próximo a BR 280.
Telefone: (47) 9 9129-2601

Restaurante Sabores da Roça

Endereço: Avenida Getúlio Vargas, 132, no Centro.
Telefone: (47) 3307-6510

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul