Schroeder encanta turistas por suas belezas naturais

Foto: Divulgação

Por: Lucas Pavin

13/08/2022 - 04:08

Schroeder é agraciada pela natureza exuberante da Mata Atlântica preservada, que hoje chega a 64% do seu território em área verde. Cercado por morros, cachoeiras e rios, o município costuma atrair ciclistas, canoístas, alpinistas e outros desportistas que apreciam o contato com a natureza.

Entre os locais mais procurados, estão as Estrada pelo Vale do Rio do Júlio e Duas Mamas, Corredeiras do Rio Bracinho, Morro Pelado e Prainha.

“Schroeder hoje se destaca pelas belezas naturais. Os nossos rios são de águas limpas e cristalinas, onde no verão são muito procurados para o banho e curtir um final de semana em família na beira do rio. Schroeder tem um potencial gigante para oferecer e estamos com foco para explorar este campo”, destaca o diretor de Turismo Schroeder, Adilson Pommerening.

Estrada Rio do Júlio e Duas Mamas

Rio do Júlio | Foto: Divulgação

Schroeder possui algumas das mais belas rotas para turismo pelo Vale Rio do Júlio, estrada que corta em área de preservação permanente e muito utilizada por ciclistas, turistas e visitantes de toda a região. A rota de mais de 16 quilômetros liga o interior da cidade através do bairro Itoupava-Açu a Serra Dona Francisca, em Joinville.

O município também conta com a estrada Duas Mamas, uma via segundaria de entrada para cidade, com as suas características territorial, ambiental e sua colonização preservada, que fica no bairro com o mesmo nome.

Duas Mamas | Foto: Divulgação/Prefeitura de Schroeder

Ela contém uma pequena serra com 2 quilômetros de subida repleta de paisagens naturais. No topo, existe uma trilha que dá acesso ao mirante de Duas Mamas e a Rampa de Voo Livre de Schroeder, atraindo centenas de esportistas e amantes de ecoturismo e aventuras.

Morro Pelado

Foto: Divulgação/Prefeitura de Schroeder

No centro norte, a cidade tem um ponto para caminhada em trilha até chegar ao topo do Morro Pelado, com 1.000m de comprimento e uma elevação de 300m de altura. A subida íngreme de 2.132m (ida e volta) é cansativa, mas a recompensa é fantástica.

Corredeiras do Rio Bracinho

Foto: Divulgação/Prefeitura de Schroeder

As corredeiras do rio Bracinho viraram referência e destaque no país. Além de cortar a cidade do Norte para o Sul, as águas limpas são muito utilizadas para competições de canoagem a nível estadual e nacional, e outras modalidades aquáticas. Visitantes também passam pelo local para registrar imagens, desfrutar da paisagem e fazer o seu mergulho.

Prainha

Foto: Divulgação/Prefeitura de Schroeder

O município ainda possui uma prainha no centro, onde antigamente se localizava uma barragem para reservar água e utilizada para movimentar uma roda da água de uma antiga serraria. Cercada de muito verde, o local hoje reúne várias pessoas que buscam relaxar e dar aquele mergulho.

Circuito Vale dos Encantos

Foto: Divulgação/Prefeitura de Schroeder

Para quem gosta de pedalar, Schroeder está na rota do Circuito de Cicloturismo Vale dos Encantos, que passa pelas cidades da região em um percurso de 500 quilômetros.

O roteiro visa dar visibilidade ao potencial turístico das localidades rurais, abrangendo cenários dignos de cartões postais e revelando rios e córregos de águas límpidas, cachoeiras, montanhas, construções típicas, vegetação exuberante.