Raulino Kreis Jr: CEO do Grupo Raumak, empreendedor de sucesso e piloto internacional

Raulino Kreis Jr. CEO do Grupo Raumak

Por: Elissandro Sutil

20/11/2021 - 08:11

O Grupo Raumak, formado por 4 empresas Raumak Packaging, Raumak North America, Raumak Metal e Raumak Logística, é administrado pelo filho do fundador Raulino Kreis (em memória) e da fundadora Maurilia Kreis, o CEO Raulino Kreis Jr.

No início o pai de Kreis Jr, era a mente criativa por trás de todos os processos, projetava, fabricava, vendia, montava e instalava todos os equipamentos.

A herança do empreendedorismo, criatividade e administração seguiu pelo sangue da família Kreis e foi recebida por Raulino Kreis Junior, que encarou o desafio de dar continuidade ao trabalho iniciado pelos pais. O trabalho que começou muito manual e aquém das tecnologias passou a ser automatizado e cada vez mais inserir a tecnologia em seu dia a dia, desde a formação dos produtos até no próprio trabalho da equipe Raumak.

Para Kreis Jr, que está há anos no comando da empresa, é uma imensa satisfação ver o caminho que a empresa vem trilhando.

Assumindo a gestão e o compromisso com o crescimento

Quando resolveu comprar a parte do pai na empresa, Raulino Kreis Junior, sabia que teria muita responsabilidade pela frente. Acompanhando praticamente desde quando a empresa iniciou, ao crescer, o jaraguaense percebeu que a Raumak também precisava continuar em ascendência e para isso tomou atitudes.

“Precisaríamos de alguma coisa a mais para podermos continuar nesse crescimento e um crescimento mais sólido. Então, decidi começarmos a trabalhar na exportação. Até então, basicamente, a empresa só atendia o mercado nacional. No ano de 2000, montamos um setor de exportação e contratamos um profissional já com experiência nessa área, e começamos a participar de feiras a nível internacional”, conta.

Presença Mundial

A Raumak está em mais de 50 países, com mais de 3.100 clientes e 5.500 mil máquinas instaladas no mundo. A empresa conta com uma unidade em Atlanta, nos Estado Unidos da América (EUA) desde 2014, a única unidade fora do Brasil que possui máquinas a pronta entrega, além de peças e área de serviço. Também possui escritório na Colômbia e no México.

“Atualmente, 50% do nosso faturamento é exportação. Queremos buscar 60% e ser predominantemente exportadores. Porém, sempre tendo o cuidado de não deixar o mercado nacional, pois acreditamos que não se deve fechar as portas para onde você nasceu.”

Raumak North America

Raumak Metal

A grandeza do Raumak Group é evidente e a existência do grupo no mercado de aço carbono é um exemplo disto. A Raumak Metal nasceu para atender a demanda destes produtos à pronta entrega, sempre prezando por entregar soluções eficazes, no prazo, com ótimo atendimento e preços justos.

Hoje está localizada em Guaramirim, em uma área total com mais de 10.000 metros quadrados, sendo 3.200 metros quadrados de área construída, com capacidade para armazenar mais de 3.000 toneladas de aço. A empresa comercializa produtos como: barra chata, barra maciça, cantoneira, chapas, perfis U, tubos, arame mig e vigas.

Prezando pela qualidade no atendimento, prazo de entrega e materiais de qualidade, hoje conta com um time de mais de 65 colaboradores, atendendo todo o estado de Santa Catarina, parte do Paraná e caminhando para abertura de uma filial em São Paulo no ano de 2022.

E, para garantir a agilidade na entrega, a moderna frota da Raumak Logística, a mais nova integrante do grupo especializada na distribuição do aço, é responsável por realizar todas as entregas da Raumak Metal.

Piloto internacional

A Raumak tem uma forte ligação com o automobilismo, mais diretamente com o CEO, que hoje tem o reconhecimento como piloto internacionalmente.

Mas essa história começou em paralelo com o crescimento da empresa. Kreis Jr. afirma que são 22 anos de história, em que o automobilismo foi e ainda é uma escola. “Fui evoluindo e com o tempo participando de campeonatos brasileiros e internacionais. Hoje tenho 186 largadas e mais de 200 troféus”, conta.

Kreis Jr. que traça com naturalidade a ligação entre piloto e empreendedor comenta que ao mesmo tempo que foi adquirindo conquistas na empresa, também conquistou pódios e experiências muito marcantes ao longo desses anos.

Uma delas foi em 2014, quando foi campeão brasileiro da Porsche Cup. “De 14 corridas eu ganhei 10 inclusive a abertura do campeonato em Portugal. Tive uma boa performance naquele ano e fui convidado para participar nos EUA. Fiz sete participações lá em 2015 e fui campeão americano pela Gineta”, lembra.

Ele ainda conta que no Brasil as provas eram de 30 minutos e nos EUA de três e quatro horas, e nesses casos são três a quatro pilotos que revezam. “Lá como eu era o piloto da equipe oficial pude convidar pilotos para correr comigo, alguns deles foram Cacá Bueno e Felipe Fraga.” Atualmente o piloto participa de provas longas, como a prova de 24 horas de Barcelona e Sebring, tradicional prova nos Estados Unidos que inclusive está acontecendo agora nos dias 19 e 20 (hoje) de novembro em Orlando na Flórida, EUA.

Raumak e o automobilismo: relacionamento e estratégia

Conectando tudo isso com a Raumak, Kreis Jr. afirma que há uma conexão com o marketing. “Nós usamos muito o relacionamento com o cliente, já que muitas pessoas não têm oportunidade de conhecer o box, por exemplo, então alguns clientes nós levamos para conhecer esse mundo.”

Com isso, a empresa vem participando do automobilismo como um todo. Em 2021 a Raumak é patrocinadora do piloto da Stock Car Gabriel Casagrande, de Curitiba. “Nós fechamos esse patrocínio para o ano todo, pois vemos potencial no piloto, essa também é uma forma de incentivo ao esporte”, destaca Kreis Jr. Com essa ação, a logo da Raumak estará no para-brisa e no para-choque traseiro do carro do piloto da Stock Car.

Kreis Jr. faz questão de frisar que essa ligação com o esporte traz muitos resultados. Segundo ele as empresas devem participar mais, pois isso conecta mais as pessoas, e também acaba se refletindo no time interno, que se une para torcer, e potencializa o engajamento. A Raumak patrocina 8 pilotos neste ano nas principais categorias do automobilismo nacional, inclusive o principal patrocinado Gabriel Casagrande é atual líder.

“Como empresário me ajudou muito no dia a dia, nas decisões porque como no automobilismo, o negócio exige decisões rápidas e assertivas.”

Ele pontua que quando se está na pista o piloto vive desafios e precisa decidir se ataca, se defende, ou se mantém o segundo lugar ao invés de lutar pelo primeiro.

Dia 15/12 haverá um evento com todos os Pilotos + o CEO Kreis Jr, como piloto na Raumak Packaging, onde o locutor Joe Junior irá ser o apresentador do evento, que será transmitido no YouTube da Raumak Packaging.

“Nos negócios é basicamente igual, precisamos de estratégias na hora de decidir se vamos lançar um produto novo, ampliar a empresa, mudar a marca. Para mim a melhor ligação é essa, isso ajuda bastante no dia a dia, por isso eu acredito que a conexão é perfeita” finaliza.

Onde encontrar

A Raumak Metal está localizada na Rua Athanásio Rosa, 445, Centro de Guaramirim. Contato: (47) 3371-7071. Instagram, Facebook e Linkedin (@raumakmetal).

A Raumak Packaging fica na rua Raulino Kreis, número 136 no bairro Ilha da Figueira. Para conhecer mais sobre a empresa acesse o site: www.raumak.com.br ou siga @raumakpackaging no Instagram, Facebook, Youtube e Linkedin.

Para entrar em contato com a empresa utilize os contatos: telefone: (47) 3370 4540 e email: raumak@raumak.com.br