Personalizar para inovar: entenda o desenvolvimento da tecnologia Raumak

Por: Elissandro Sutil

20/03/2021 - 11:03 - Atualizada em: 22/03/2021 - 00:20

Com uma tecnologia de alta complexidade, a Raumak vai além de uma empresa que produz máquinas. Hoje, eles participam do mercado como uma empresa de engenharia que personaliza cada equipamento para o produto de cada cliente.

Desta forma, para entender os diferenciais da tecnologia Raumak é importante saber o processo de produção das máquinas. Veja o esquema:

 

Apesar de o esquema parecer simples, todos os processos demandam muito detalhamento. Em primeiro lugar, a Raumak considera a função da máquina (empacotadora, encartuchadora, enfardadora ou encaixotadora), depois qual produto ela ira embalar. Entenda cada tipo de máquina:

  • Empacotadoras: colocam os produtos nos pacotes. Ex: máquina que coloca o açúcar no pacote;
  • Encartuchadoras: : monta as “caixinhas” (cartuchos) e insere os produtos dentro deles. Os produtos podem estar “soltos” ou em pacotes. Ex: cartelas nas caixas de remédio
  • Encaixotadoras: após empacotados e\ou encartuchados, os produtos são colocados em caixas para o transporte. Ex: colocação de embalagens de bolacha em caixas que irão para o supermercado.
  • Enfardadora: algumas empresas optam por fardos ao invés de caixas no transporte. A enfardadora é a máquina que faz a inserção dos produtos nestes fardos. Ex: sacos de arroz colocados em fardos.

Personalização

Embora existam máquinas com funções similares, cada produto é único e é aí que a Raumak se destaca no mercado. As tecnologias da empresa são projetadas individualmente para cada cliente.

Entenda: a mesma máquina que empacota feijões não pode empacotar biscoitos. Isto porque biscoitos são mais frágeis que grãos de feijão. Sendo assim, uma empacotadora de biscoitos deve ser mais delicada do que uma empacotadora de feijões. Contudo, ambas precisar ser ágeis e seguras.

Advanced Line

A Advanced Line foi pensada para ter a mesma eficiência das outras máquinas, mas com um design mais agradável. Raulino Kreis Junior, CEO da Raumak, explica que esta linha considera inovação e design atrativo em um único produto.

Ele relata que as grandes empresas buscam sempre manter seus parques fabris organizados, mas também bonitos ao olhar.

“Grandes marcas recebem clientes com frequência. Apostando em design, o ambiente fica mais agradável e pode impressionar possíveis investidores”, finaliza Kreis.

Onde encontrar

A Raumak Packaging fica na rua Raulino Kreis, número 136 no bairro Ilha da Figueira. Para conhecer mais sobre a empresa acesse o site: www.raumak.com.br ou siga @raumakpackaging no Instagram, Facebook, Youtube e LinkedIn.