Noviciado Nossa Senhora de Fátima: conheça o local fundado por Pe. Aloísio

Foto: Humberto Kazuo

Por: Elissandro Sutil

16/04/2021 - 13:04 - Atualizada em: 19/04/2021 - 12:57

Em meio ao agitado bairro Barra do Rio Cerro, um dos que mais crescem em Jaraguá do Sul, um lugar inspira paz, tranquilidade e uma grande conexão com a espiritualidade. Ao caminhar pelos jardins do Noviciado Nossa Senhora de Fátima, é possível sentir a presença do divino em cada parte, um convite a uma pausa para oração e contemplação da paisagem natural.

Situada na rua que leva o nome de seu fundador, Padre Aloísio Boeing, a casa de formação para religiosos da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus foi fundada em 1956.

De acordo com o Instituto Padre Aloísio, como consagrado e sacerdote, ele dedicou grande parte de sua vida à formação, especialmente em Jaraguá do Sul.

“Foi mestre de noviços durante 24 anos. Tornou-se um exímio formador, firme, devoto e zeloso. É de sublinhar ainda sua grande devoção à Virgem Maria. Por sua iniciativa, esse Noviciado recebeu o nome de Nossa Senhora de Fátima. Era muito estimado por todos, distinguindo-se pela sua amabilidade e paternal acolhida dos alunos que o procuravam para orientação espiritual”, diz o texto que conta a história do sacerdote.

Há 65 anos, o Noviciado vem ofertando uma experiência de paz e intimidade com Jesus Cristo a todos que acolhe, sejam visitantes ou moradores. Na capela, além das missas, são celebrados casamentos, bodas e batizados. A gruta também atrai aqueles que buscam o conforto de uma oração.

A casa do Noviciado Nossa Senhora de Fátima foi projetada com muita dedicação pelo Servo de Deus Padre Aloisio Boeing, que foi mestre de noviços por mais de duas décadas. Além dos noviços da Congregação, também acolheu a etapa do postulantado durante certo período. Atualmente, recebe noviços das províncias BRM (Brasil Meridional), BSP (Brasil São Paulo) e de outras províncias dehonianas da América Latina.